A Lexus arrancou com a comercialização em Portugal do seu primeiro modelo 100% elétrico, construído em plataforma dedicada. É certo que a marca japonesa já tem o UX 300e, mas tem por base o UX, modelo que tem motores de combustão.
As primeiras entregas a clientes vão acontecer no decorrer do segundo trimestre de 2023. O novo modelo nasce sobre a plataforma e-TNGA, que também é utilizada pelo ainda recente Toyota bZ4x. Este RZ 450e é um produto mais premium.
Neste caso encontramos a tração integral Direct4, dois motores elétricos com um máximo conjunto de 313 CV, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.
Já a bateria de 71,4 kWh, solidária com a estrutura do veículo, é partilhada com o elétrico da Toyota, com a Lexus a homologar autonomia média para até 440 km (versões com jantes de 18’’) e de 404 km para as versões com jantes de 20’’. O SUV aceita carregamentos até 150 kW em corrente contínua (30 minutos para repor 80% da bateria) e até 11 kW em corrente alternada.
A gama nacional terá cinco versões de equipamentos disponíveis, Executive por 74 250 euros, Executive Plus por 79 050 euros, Premium por 80 270 euros, Luxury por 87 600 euros e Luxury bi-tone por 88 230 euros.