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Batizado com o nome de código LB744, o primeiro Lamborghini eletrificado (HPEV) deverá chegar aos 1015 CV e 725 Nm de binário.

Assente sobre uma arquitetura inédita, está um novo bloco V12 atmosférico montado em posição central traseira e combinado com três motores elétricos. Um deles está integrado numa inovadora caixa de velocidades de dupla embraiagem com oito relações a passar potência e binário às quatro rodas. Pela primeira vez, a transmissão montada transversalmente é instalada atrás do motor de combustão.


Dentro do túnel da transmissão está montada uma bateria de iões de lítio a alimentar os motores elétricos. Sem falar em consumos, a insígnia italiana sublinha em 30% a redução das emissões de dióxido de carbono face ao Aventador Ultimae.

O novo motor L545 atmosférico de 6.5 litros, com apenas 218 quilos de peso, é também o V12 mais leve e potente alguma vez feito pela marca de Sant´Agata Bolognese. O motor térmico debita 825 CV às 9250 rotações por minuto (rpm) graças ao redesenho do sistema de distribuição. A potência específica é de 128 CV por litro, com 110 kW (150 CV) por cada motor elétrico, enquanto o binário de 725 Nm é atingido às 6.750 rpm.

O LB744 irá manter a tração integral, com o V12 a dar energia ao eixo traseiro e cada um dos dois motores elétricos a dar tração a cada roda dianteira. O terceiro propulsor elétrico, posicionado acima da caixa de dupla embraiagem, também fornece energia às rodas traseiras, dependendo do modo de condução.

A bateria de 3,8 kWh é recarregada em seis minutos pelas travagens regenerativas ou pelo bloco V12. Através de uma vulgar tomada doméstica de corrente alternada até 7 kW, o carregamento demora 30 minutos.

 

 

Ricardo Carvalho

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