Fez ontem 30 anos que foi inaugurada a fábrica da SEAT S.A. em Martorell. O aniversário coincide com o início da maior transformação de sempre da empresa, com um investimento total de 3 mil milhões de euros.
Esta transição da combustão para a eletrificação vai envolver todas as áreas: investigação e desenvolvimento, produção e logística, comercial e pessoas e organização.
A fábrica principal da SEAT S.A. vai começar a produzir veículos completamente elétricos em 2025 para diferentes marcas dentro do Grupo. Para o conseguir, a empresa concebeu um plano estratégico que inclui cinco pilares principais: pessoas e organização, eletrificação e produto, produção de ponta a ponta (E2E), digitalização e sustentabilidade.
Um dos principais projetos desta transformação é a liderança da SEAT S.A. do cluster Small BEV para o Grupo Volkswagen, a família de automóveis que irá democratizar a mobilidade urbana sustentável para diferentes marcas. Martorell tornar-se-á um dos centros de produção do Grupo para estes automóveis elétricos e uma parte crucial da cadeia de valor dos veículos elétricos em Espanha.
A transformação da empresa está de acordo com o claro compromisso da SEAT S.A. e do Grupo Volkswagen para com a eletrificação de Espanha com o projeto “Future: Fast Forward”. Juntamente com os seus parceiros, o plano inclui a eletrificação das fábricas de Martorell e Pamplona, a construção de uma nova giga fábrica para baterias em Sagunto (Valência) e a criação de um ecossistema completo de fornecedores. Estima-se que este projeto a nível nacional terá um impacto positivo na economia espanhola de mais de 21.000 milhões de euros.
A introdução do automóvel elétrico exige também uma mudança cultural nas pessoas e na incorporação de novas tecnologias. A empresa ativou um ambicioso plano de formação para os seus colaboradores, com o objetivo de conseguir uma organização mais eficiente e ajudar cada equipa através destas mudanças. Em paralelo, a SEAT S.A. vai investir nas suas instalações de produção para transformar Martorell numa fábrica inteligente. Para tal, vai implementar ferramentas de dados e inteligência empresarial, realidade virtual e a utilização de big data para melhorar os processos de produção e monitorização em tempo real.
Atualmente, cerca de 12.000 pessoas trabalham na fábrica e na sede de Martorell. A fábrica tem uma superfície total de 2,8 milhões metros quadrados, o que equivale a 400 campos de futebol.
Inaugurada em 1993 após 34 meses de trabalho de construção, a fábrica iniciou a produção após um investimento de 244,5 mil milhões de pesetas espanholas (1,47 mil milhões de euros). A SEAT S.A. transferiu a produção das suas antigas instalações da Zona Franca em Barcelona, onde a marca construía automóveis desde 1953, para a fábrica de Martorell, a apenas 30 quilómetros de distância. Desde então, a SEAT S.A. produziu mais de 12 milhões de veículos de um total de 45 modelos dentro das suas instalações, exportando para mais de 70 países diferentes em todo o mundo. No ano passado, os 83% dos veículos que saíram da linha de produção foram exportados.
Os primeiros modelos a sair da linha de montagem de Martorell foram a segunda geração do SEAT Ibiza e a primeira do Cordoba, a um ritmo de 1.500 veículos por dia. Nos últimos 30 anos, os modelos mais produzidos na fábrica Martorell foram o SEAT Ibiza (4,7 milhões de unidades), a família Leon (2,5 milhões) e o SEAT Cordoba (mais de 1 milhão), enquanto o carro mais fabricado atualmente é o CUPRA Formentor. Como parte do sistema de produção global do Grupo Volkswagen, a fábrica de Martorell também produziu o Audi Q3 e fabrica atualmente o Audi A1.