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Depois de ter renovado os modelos X5 e X6, a BMW deu agora a conhecer as mudanças operadas nas versões mais desportivas dos respetivos modelos que ostentam a assinatura M.

O maior protagonismo surge debaixo do capô, com o V8 M TwinPower Turbo de 4,4 litros a ser eletrificado através de uma unidade de 48V. O sistema integrado na caixa automática de oito relações debita agora mais 9 kW (12 CV) e 200 Nm de forma momentânea e que junta aos 625 CV e 750 Nm originais. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/hora mas, com o pacote M Driver, essa barreira electrónica é levantada para bater nos 290 km/hora.

O turbocompressor e o acelerador foram alvo de afinações específicas e a caixa foi reajustada para que as passagens sejam mais rápidas. A nível do chassis, a tracção integral M xDrive foi revista, com o modo 4WD Sport a dar mais binário ao eixo traseiro, assim como a suspensão adaptativa.
Esteticamente, destaque para a renovada grelha de duplo rim, para-choques dianteiro mais proeminente e faróis em LED matriciais em ambos os modelos.


As alterações na fisionomia dos BMW X5 e X6 M Competition não escapam aos olhares mais atentos. A traseira sofreu mudanças mínimas, distinguindo-se o redesenho do difusor e dos farolins.

No interior, estreia o Curved Display da BMW, a juntar o visor de instrumentação de 12,3″ ao ecrã infoentretenimento com 14,9″.A instalação do novo painel “obrigou” a redesenhar do tabliê, desaparecendo os botões analógicos.

Quanto a preços, o BMW X6 M Competition começa nos 231 mil euros, com o X5 M Competition a arrancar nos 228 mil euros.

Ricardo Carvalho

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