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A Peugeot anunciou dois novos modelos híbridos que se juntam aos plug-in que já comercializa. Assim, em breve vão chegar ao mercado os modelos 3008 e 5008 equipados com sistema de 48V, um novo sistema híbrido desenvolvido pela Stellantis que, mais tarde, será introduzido noutros modelos do grupo.

Este sistema é composto por um motor a gasolina PureTech de 136 CV (de nova geração) acoplado a uma também elá inédita caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem com seis relações que conta com um motor elétrico. Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário adicional a baixas rotações e reduz o consumo de combustível até 15% (emissões de 126 g/km de CO2 no 3008 e de 128 g/km de CO2 no 5008).


Quando a carga da bateria o permite, o sistema Hybrid torna possível arrancar, manobrar (estacionar, por exemplo) e conduzir a baixa velocidade em tráfego intenso em modo 100% elétrico. Em condução urbana, os estes dois modelos podem, assim, funcionar em mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com zero emissões. A velocidades superiores (até 145 km/h), o motor de combustão é desligado quando o condutor solta o pedal do acelerador a uma velocidade constante e ao abrandar.

Quando o condutor pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência suplementar de 9 kW (aproximadamente 12 cv).
Relativamente à caixa de velocidades, também ela uma novidade, foi especialmente desenvolvida para sistemas híbridos. A caixa de velocidades também incorpora o motor elétrico, o inversor e a ECU, o que otimiza o tamanho e o peso do veículo e garante um excelente desempenho de condução.


O motor elétrico síncrono de íman permanente, integrado na caixa de velocidades, desenvolve uma potência de pico de 21 kW (28 cv) e um binário de 55 Nm. Permite que o veículo seja conduzido em modo 100% elétrico em cenários de baixos requisitos de binário e auxilia o motor de combustão a limitar os consumos. Durante as desacelerações, o motor atua como gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. Fornece também o binário de arranque principal do motor de combustão através de uma correia.
Este motor substitui o bloco PureTech 130 EAT8 e estará, em breve, disponível noutros modelos da gama da marca franceaa, tais como: 208, 2008, 308, 308 SW e 408.
Os 3008 e 4008 Hybrid começam a ser comercializados na Europa no segundo trimestre de 2023

Ricardo Carvalho

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