Através da empresa japonesa Toyota Gosei que se especializou em produtos reciclados provenientes dos automóveis, a Asics vai lançar estas curiosas sapatilhas. Uma pista… será que se vão romper ao mínimo golpe?
A tendência atual do setor automóvel está focada na utilização de materiais reciclados, sustentáveis e, em muitos casos, com zero impacto ambiental. É cada vez mais comuns as marcas anunciarem que os interiores dos seus veículos utilizam elementos como madeiras de bambú, couros vegan e até partes produzidas em plásticos recolhidos do fundo do mar e reciclados posteriormente. Também é habitual perceber como alguns componentes dos veículos já em desuso são utilizados com fins ociosos por empresas especializadas na produção de mobiliário para habitações e oficinas.
O que a Asics acaba de fazer é completamente inédito. A marca de calçado colaborou com a empresa Toyota Gosei para dar uma segunda utilização à tela que cobre os airbags dos automóveis e que normalmente iria para o “lixo”. Ao que parece, trata-se de um material resistente, flexível e duradouro, qualidades que são perfeitas para produzir calçado.
E sim, leu bem, a Asics acabou de lançar os primeiros ténis produzidas com airbags de veículos. As suas caraterísticas descritas anteriormente, convertem este num material perfeito para se adaptar à zona superior do calçado.
Batizado como Asics Gel-Sonoma 15-50, serão a versão mais radical da gama Gel-Sonoma específica para trail running. Esteticamente, os designers conservaram as costuras e a numeração vermelha visível em todos os airbags produzidos pela Toyota Gosei somando, como um detalhe distintivo e informativo, a imagem de um airbag na língua da sapatilha. Não é a primeira vez que a Toyota Gosei reutiliza parte dos veículos em acessórios de moda, pois já produziu estojos para canetas com o couro dos volante e tecido de airbags. As sapatilhas da Asics estão à venda desde o dia 26 de janeiro por um preço de 117 euros.