A BMW mostrou o M3 CS, o Série 3 mais radical da atualidade e uma excelente alternativa para famílias apressadas.
A partir do BMW M3 Competition, a marca alemã desenvolveu uma versão ainda mais radical ao nível do que havia feito com o M4 com a mesma designação.
O motor é o mesmo do M4 CSL, um bloco de seis cilindros em linha de 3 litros que debita 550 CV e disponibiliza 650 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e chega aos 302 km/h. Este aumento de potência — mais 40 cv do que na versão M3 Competition — foi conseguido graças ao aumento da pressão dos turbos (passou de 1,7 bar para 2,1 bar) e a modificações na gestão eletrónica do próprio motor.
O binário é gerido por uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades — com repartidor de binário — que foi otimizada para aguentar todos os «maus tratos» que este M3 CS possa vir a receber em circuito.
Destaca-se ainda o diferencial M ativo no eixo posterior e o sistema de tração total xDrive, que conta com três modos de funcionamento distintos: 4WD, 4WD Sport e 2WD, sendo que neste último — que implica desativar o controlo de estabilidade — o eixo dianteiro é desconectado por completo e o binário passa a ser enviado em exclusivo para as rodas traseiras.
Além do motor, os engenheiros mexeram no chassis e a direção, que receberam diversas modificações de maneira a que o tato deste M3 CS fosse mais direto, mais preciso e ainda mais focado, sobretudo em circuito.
As ligações ao solo só ficam completas com um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, que apresentam medidas de 275/35 R19 no eixo dianteiro e de 285/30 R20 no eixo traseiro. Quanto aos travões, o M3 CS conta de série com aquilo a que a BMW denominada de M Compound, que consiste em discos de duas peças onde o disco é em aço e a peça central é em alumínio. As pinças são fixas e de seis pistões. De forma opcional é possível encomendar discos carbocerâmicos.