fbpx




O fabricante neerlandês Donkervoort desvendou o novo F22, o primeiro modelo totalmente novo em mais de uma década que substitui efetivamente o D8 GTO.

O supercarro foi desenhado de raiz, com um novo chassis, pseudo cabrio e com um motor de origem Audi que debita 500 CV. O peso é de… 750 kg.
O nome F22 surge depois do nascimento da filha do diretor geral da marca, Denis Donkervoort, Filipa, já este ano, 2022. Apesar do novo design, é facilmente reconhecível como um modelo Donkervoort, graças às rodas expostas, ao longo capô, aos escapes montados de lado e ao design agressivo. As rodas traseiras foram bem integradas na carroçaria e as portas de abertura em asas de gaivota facilitam o acesso ao interior. Tem luzes LED e um tejadilho removível tipo Targa.

O F22 traz muitas melhorias no conforto, praticabilidade e facilidade de utilização quando comparado com o antecessor. A cabina de dois lugares é mais espaçosa, com bancos Recaro com cintos de seis pontos aprovados para pista e estrada. O tablier é minimalista, com um painel de instrumentos digital e um opcional iPad mini que serve como ecrã tátil do infoentertenimento. O ar condicionado é opcional, há comandos no volante e uma bagageira de 298 litros.

O motor é um 2.5 litros de cinco cilindros de origem Audi com 500 CV e 640 Nm de binário. A potência é transmitida ao eixo traseiro a partir de uma caixa de velocidades muito leve, manual e de cinco relações. Conta ainda com um diferencial Torsen. A aceleração dos 0 aos 100 km/h pode ser cumprida em 2,5 segundos e os 0 aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos, alcançando os 290 km/h de velocidade máxima.
A produção está limitada a 75 unidades, sendo que 50 já estão vendidas e sinalizadas. O preço é de 245 mil euros, sem os impostos de cada país europeus.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade