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A venda de veículos eletrificados apresentou um crescimento significativo nos primeiros dez meses do ano de 2022. Neste período foram comercializados 47 497 veículos o que representou um crescimento de 22,6% face ao mesmo período do ano passado.

Só no último mês foram matriculadas 5044 unidades, mais 12,4% quando comparado com o mesmo período do ano de 2021.

Ainda no mês de outubro, foram matriculados 1400 viaturas elétricas, o que representou um quebra de 11,2% face a outubro de 2021. Ainda assim, em dez meses de 2022 foram 13 592 os elétricos matriculados em Portugal.

Por seu turno, o mercado de ligeiros de mercadorias eléctricos, híbridos plug-in e 100% híbridos, teve em Outubro um aumento de 270,3% face ao mês homólogo de 2021. O número de unidades vendidas, no entanto, é reduzido, como comprovam os 137 veículos novos matriculados.

Olhando para as vendas por marcas, a Tesla mantém-se líder no segmento dos veículos elétricos ao matricular 1654 unidades nos primeiros dez meses de 2022.  Segue-se a Peugeot, com 1.209 unidades, e a BMW a fechar o pódio, com 1.145 viaturas novas matriculadas. Mercedes-Benz (1.101), Hyundai (811), Kia (730), Nissan (665), Citroën (663), Audi (659) e Dacia (651) fecham o Top Ten.

Nos híbridos plug-in, a liderança é da Mercedes-Benz, com 2.819 viaturas novas registadas entre Janeiro e Outubro. A BMW (2.266) e a Volvo (1.570) ocupam os dois lugares mais baixos do pódio, seguidas da Peugeot (952), Volkswagen (518), Kia (462), DS (443), Jeep (417), Land Rover (365) e Citroën (341).
Já nos 100% híbridos, a Toyota lidera, com 5.181 unidades acumuladas nos primeiros dez meses deste ano, seguida da Fiat (3.532) e da Ford (2.547). O Top Ten é fechado pela Nissan (1.763), Mercedes-Benz (1.415), BMW (1.324), Renault (1.142), Audi (768), Honda (590) e Hyundai (579).

Ricardo Carvalho

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