A marca chinesa vai chegar à Europa com gama composta por três modelos elétricos, para concorrer com os best sellers dentro do segmento dos elétricos.
Atto 3, Tang e Han são os nomes dos modelos elétricos com que a chinesa BYD, um dos maiores fabricantes mundiais de baterias e de EV, vai atacar o mercado europeu, estabelecendo bases na Alemanha e nos Países Baixos, e chegando depois a mais países do Velho Continente, Portugal incluído.
Os preços indicativos arrancam nos 38.000 euros, pedidos pela versão de acesso à gama do Atto 3, um SUV compacto de 4,6 metros tem motor elétrico de 204 cv com energia fornecida por uma bateria de 60,5 kWh de lítio-ferro-fosfato (sem cobalto) que o fabricante chama de Blade (lâmina) e apregoa como «inovadora e revolucionária». Autonomia de 420 km entre carregamentos (ciclo WLTP).
No topo da gama está o Tang, SUV de sete lugares com 4,88 metros, dois motores com potência conjunta de 516 CV e tração integral. Neste, a bateria, de 86 kWh, garantirá 400 km de autonomia anunciada (WLTP). Os preços começam nos 72.000 euros, o mesmo valor anunciado para o BYD Han, berlina desportiva com autonomia para até 521 km entre carregamentos.