A SAIC MAXUS, marca representada em Portugal pelo grupo Astara, estreou-se no IAA Transportation Show de 2022, que decorreu em Hanover, Alemanha.
Em foco esteve a sua mais recente gama de veículos elétricos, onde se inclui o novo MIFA 9, o primeiro MPV 100% elétrico de luxo.
A SAIC MAXUS está atualmente disponível em 73 países e regiões de todo o mundo. Possui mais de 400 concessionários no continente europeu, o que ajudou a fortalecer a sua presença neste mercado. Vista como uma das “primeiras escolhas entre veículos de fabrico chinês no mundo desenvolvido”, a SAIC MAXUS alcançou no ano passado vendas de quase 183 mil unidades a nível global. No mercado europeu, em 2002, a MAXUS já recebeu mais de 10 mil pedidos de veículos elétricos, tornando-se uma das marcas de furgões elétricos mais populares.
Assim, a MAXUS apresentou cinco dos seus veículos elétricos premium no IAA Transportation Show 2022. Além dos populares comerciais ligeiros eDELIVER 3 e eDELIVER 9 (de maiores dimensões), deu ainda a conhecer o MAXUS MIFA 9 (MPV), o T90 EV (pick-up elétrica) e o mais recente projeto da SAIC, o MAXUS Electric Light Truck.
Após a estreia do MIFA 9 no Guangzhou Auto Show, em novembro passado, a SAIC confirmou que a sua plataforma versátil também pode ser utilizada para SUVs e pick-ups. MIFA é o acrónimo de Maximum, Intelligent, Friendly e Artistic (Máximo, Inteligente, Amigável e Artístico), refletindo os principais atributos do modelo.
Levando a marca MAXUS a um público totalmente novo, o MIFA 9 oferece uma autonomia de até 595 km (WLTP urbano) com um único carregamento. Com dimensões de carroçaria de 5270 x 2000 x 1840 mm, o modelo que esteve em exposição possui sete lugares e especificações topo de gama.
A MAXUS apresentou também a sua nova pick-up elétrica, com uma bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). Adequada para condução tanto em estrada como fora dela, a MAXUS T90EV tem um elevado nível de equipamento e um habitáculo contemporâneo e elegante, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O interior é amplo, graças ao design simples do painel de instrumentos e da consola central, que liberta mais espaço para passageiros e carga. O exterior destaca-se pela sua aparência desportiva.
Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da MAXUS apresenta uma autonomia de até 213 km (com carregamento completo) e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7490 Kg.
Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, uma potência máxima de 110 kW e um binário máximo de 1200 Nm. Este novo modelo da MAXUS terá uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).