A Renault continua a aproveitar o espírito e a imagem do Renault 5 GT Turbo para mostrar a sua apetência como marca também desportiva, assim no concurso Chantilly Arts et Élégance 2022 (Oise, France), a 25 de setembro, vai revelar o R5 TURBO 3E.
Este automóvel 100% elétrico, lançado no âmbito das comemorações dos 50 anos do Renault 5, presta uma homenagem contemporânea às suas mais lendárias versões desportivas, os Renault 5 Turbo e Turbo 2. Tem logicamente o nome de R5 TURBO 3E, com a opção pelo “3” por surgir depois do Turbo 2 e pelo “E” por vincar a motorização elétrica.
Pensado para os circuitos, o R5 TURBO 3E é um “drifter” por excelência. Elétrico puro com tração traseira, interpreta como ninguém os códigos da deriva controlada à base de aceleração e controlo direcional. Tal como o seu fantástico antepassado, tem apenas dois lugares, sendo o espaço correspondente aos lugares traseiros ocupados pela motorização: dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, estando as baterias colocadas ao centro, debaixo do piso.
O automóvel é montado num chassis tubular, sendo o fundo plano e a estrutura de proteção constituída por barras aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Os motores do R5 TURBO 3E têm uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponível.
Esta nova geração da “bombinette” dos anos 70 acelera dos 0 aos 100 em apenas 3,5 segundos (3,9 segundos em modo Drift), para uma velocidade máxima de 200 km/h. A bateria, com uma capacidade de 42 kWh, permite conduzir sem constrangimentos numa sessão de curvas em drift ou gincana. Neste último caso, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50 °.
Para facilitar a gravação do desempenho a bordo, o R5 TURBO 3E tem 12 suportes de montagem de câmara, dentro e fora do carro. Por exemplo, nos faróis na frente, e nos espelhos exteriores. Locais perfeitos para obter as melhores imagens das sessões de drift.
À frente, tem uma grelha com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para o efeito de solo. A divisão vertical em três partes é descendente direta do Renault 5 Turbo 2. Existem também faróis de nevoeiro “tal como na época” quadrados. Agora são quatro, cada um composto por 16 LED.
No interior do R5 TURBO 3E encontramos um ambiente moderno e lúdico, onde se misturam referências ao mundo das corridas de automóveis, aos videojogos e, claro, aos Renault 5 e Renault 5 Turbo 2 e à sua época.
Sendo um automóvel que se conduz bem, o R5 TURBO 3E também vem adaptado aos novos tempos e o seu duplo digital vai evoluir no mundo dos jogos virtuais a partir da “Web3”, a Internet descentralizada onde serviços e plataformas online usam um modelo baseado em blockchains. Tambem será lançada uma coleção de NFT (Token Não Fungível) inspirados neste protótipo. Os proprietários destes ativos digitais beneficiarão de prémios e benefícios exclusivos.
Depois do concurso de elegância Chantilly Arts et Élégance 2022, o R5 TURBO 3E estará em exposição no stand da Renault, no Salão automóvel de Paris 2022 (17 a 23 de outubro). Na ocasião serão divulgados mais elementos sobre a afirmação deste automóvel como símbolo da marca.
ESPECIFICAÇÕES – R5 TURBO 3E
Comprimento: 4.06 m (incluíndo aileron)
Largura: 2,02 m
Altura: 1,32 m
Distância entre eixos: 2,54 m
Projeção dianteira: 625 mm
Projeção traseira: 740 mm
Chassis: tubular (+fundo plano+arco de segurança aprovado pela FIA)
Peso: 980 kg (+520 kg de baterias)
Pneus dianteiros: 225×35 R19
Pneus traseiros: 325×25 R20
Motorização: 100% elétrico
Potência: 280 kW (380 cv)
Binário: 700 Nm
Bateria: iões de lítio 42 kWh
Carga completa: 2 horas em carregador de 380V / 32A
Velocidade máxima: 200 km/h
0-100 km/h: 3,5 seg (3,9 seg em modo drift)