Tem hoje início a comercialização do novo Mazda CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV em Portugal, a primeira proposta com tecnologia híbrida plug-in da Mazda, modelo destinado ao segmento SUV.
É, também, o automóvel de maior importância que a Mazda introduz no mercado desde há cerca de uma década, um novo topo de gama que representa tudo o que tem vindo sustentado o ADN da marca ao longo dos últimos 100 anos, do design exterior e interior ao melhor do artesanato japonês, sem esquecer as mais recentes inovações tecnológicas centradas no ser humano, tudo associado a uma motorização de estatuto mundial.
O novo CX-60 PHEV lidera, assim, a introdução na Europa de propostas híbridas plug-in da Mazda, através de uma motorização que combina uma versão modificada do conhecido motor de quatro cilindros Skyactiv-G de 2,5 litros, a gasolina e de injecção direta, com um motor elétrico de grande dimensão e com 129 kW, associado a uma bateria de iões de lítio de 355V e 17,8 kWh, de elevada capacidade, pacote complementado com uma caixa automática de 8 velocidades, igualmente nova.
Esta combinação proporciona uma potência total de 241 kW / 327 CV e um abundante binário de 500 Nm, tornando-se no modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda. Particularizando, o bloco térmico desenvolve uma potência máxima de 141 kW / 191 CV às 6000 rpm e disponibiliza 261 Nm de binário às 4000 rpm, enquanto a unidade eléctrica fornece 129 kW / 175 CV e 270 Nm de binário, igualmente às 4000 rpm.
Contando com uma afinação da admissão para melhorar o binário nas gamas médias e baixas de rotações mais utilizadas (das 1.500 às 3.000 rpm), o CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV proporciona, assim, um desempenho impressionante, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, atingindo uma velocidade máxima (limitada) de 200 km/h. Particularmente notável quando operando apenas com recurso a energia eléctrica, o novo PHEV da Mazda apresenta excelentes credenciais ambientais, registando um consumo de combustível de apenas 1,5 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 33 g/km (valores combinados WLTP). Permite uma autonomia de 60 km em modo eléctrico, circulando a 100 km/h ou menos.
Quanto a preços, arrancam nos 52 289 euros da versão de entrada Prime-Line, segue-se o Exclusive Line (com 16 conficurações) e preços entre os 53 889 e os 62 789 euros. Segue-se a versão Homura, com outras 16 configurações e preços entre os 56 289 euros e os 63 889 euros. A versão de topo Takumi começa nos 57 839 euros e termina nos 65 440 euros.