fbpx




A Bentley Motors revelou o Bentley Mulliner Batur, um novo grande coupé de duas portas limitado a 18 unidades de produção que encarna o início de uma revolução de design na Bentley.

Criado pelo Diretor de Design Andreas Mindt e pela sua equipa, o Batur é uma montra para um novo ADN de design que vem guiar o design da futura gama de Veículos Elétricos a Bateria (BEV) da Bentley.

A coleção de apenas 18 exemplares de produção do Batur é o projeto mais recente da divisão interna de construção de carroçarias da Bentley, Mulliner, e sucede ao Bacalar, uma série de 12 Barchettas individualmente especificados, desenhados e construídos à mão que relançou a construção de carroçarias na Bentley. Tal como o seu predecessor – o Bacalar – o Batur tem o nome de um belíssimo corpo natural de água. O lago Batur é um lago de 88 metros de profundidade, numa cratera com 16 km2 em Kintamani na ilha de Bali, Indonésia, e fornece água rica em nutrientes tanto para as fontes termais locais como para a agricultura.

O Batur também será o Bentley mais potente de todos os tempos, com uma versão de mais de 740 cv do icónico motor W12 biturbo de 6,0 litros montado à mão que metafórica e literalmente impulsionou o sucesso da Bentley nas últimas duas décadas. Uma vez que este motor começa a sair de cena graças ao percurso de transformação da Bentley, o projeto Beyond100, em direção à eletrificação total, o Batur é a primeira parte de uma celebração da extraordinária potência, binário e refinamento do W12. A performance do motor será compatível com o chassis Bentley mais avançado de todos os tempos, com suspensão pneumática com afinação Speed, controlo ativo elétrico anti rolamento, eLSD, quatro rodas direcionais e vetorização de binário.

Já foram reservados todos os dezoito exemplares do Batur. Cada um deles será concebido em colaboração com cada cliente, sob a orientação da equipa interna de design da Mulliner. Os clientes poderão especificar a cor e o acabamento de praticamente todas as superfícies do Batur, para criar um automóvel tão individual como ele é. Cada um deles será depois trabalhado à mão ao longo de vários meses nas instalações da Mulliner, na fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra, com as primeiras entregas previstas para meados de 2023.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade