Depois de tantos teasers e imagens, a Volkswagen revelou, finalmente, a nova geração da Amarok, pick-up da qual já foram matriculadas mais de 830 mil unidades.
A nova pick-up é feita em parceria com a Ford Ranger e destaca-se pela distância entre eixos que cresce até aos 3,250 m (mais 17,3 cm), fixando-se o comprimento total nos 5,350 m (mais 9,6 cm). Com novas proporções exteriores, e estando disponível com dois tipos de carroçaria (DoubleCab e SingleCab), a nova Amarok surge mais focada no ‘lifestyle’, com design apurado e atenção redobrada aos pormenores e aos talentos tecnológicos.
Prova disso são as duas variantes dadas a conhecer para o início de carreira, com a versão PanAmericana focada num visual offraod e a versão Aventura mais estilizada, disponibilizando a VW novos grupos óticos com tecnologia IQ-Light, com LED matrix. Para vincar a imagem musculada, a pick-up pode contar com jantes de 21”.
A nova pick-up não coloca de lado as capacidades trialeiras, com o aumento da altura de passagem a vau (sobe dos 500 mm para os 800 mm) e diferentes ângulos de ataque e de saída (29º e 21º, respetivamente). A capacidade de carga sobe para as 1.16 toneladas, com a possibilidade de montar um enrolador elétrico para a cobertura de lona do compartimento traseiro.
O interior tenta combinar a funcionalidade pedida a uma pick-up com a vertente tecnológica e mais sofisticada dos modernos veículos de passageiros da VW. Como tal, a nova Amarok não poderia passar ao lado de profundo processo de digitalização, propondo quadrantes digitais para a instrumentação (de 8” ou 12”, consoante a versão), bem como um novo sistema multimédia disposto em monitor vertical tátil de 10” ou 12”.
A nova Amarok irá propor três variantes da unidade 2.0 TDI, com potências a oscilar entre os 150 CV e os 204 CV (versão biturbo), não faltando unidade 3.0 V6 TDI de 241 CV. Alguns mercados irão contar com o motor 2.3 turbo a gasolina de 302 CV.
A transmissão ficará a cargo da nova caixa de velocidade automática de 10 velocidades (apenas a versão 2.0 TDI de 150 cv poderá oferecer de série a caixa de 8 relações) e do sistema de tração integral 4Motion. A nova Amarok inclui ainda seis programas de condução (Drive Modes).