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O novo Range Rover Sport chega agora ao mercado na sua terceira evolução. Esta nova geração dá continuidade ao visual moderno e sofisticado que conhecemos do seu irmão mais velho, o Range Rover.

Mas tudo com uma imagem e a atitude mais desportiva, dando ainda mais destaque à palavra Sport que inclui na sua designação. Afinal, este é o Range Rover anunciado como o mais dinâmico e capaz de todos os tempos.
A plataforma conta com diversos tipos de metal, que a deixa cerca de 35 por cento mais rígida que a do seu antecessor. Tem ainda suspensões mais evoluídas, para que a experiência de condução seja a mais cativante de sempre.


Os amortecedores da Bilstein têm válvula dupla e, em conjunto com a suspensão pneumática de câmara dupla, conseguem um amortecimento muito mais preciso e controlado. Além disso, e consoante a versão, o Range Rover Sport também pode incluir um sistema de vetorização de binário através da travagem, um diferencial eletrónico ativo e claro que não falta um sistema de tração integral inteligente que agora, até faz parceria com a direção nas quatro rodas.

Em fora de estrada, consegue alcançar uma inclinação máxima de 45 graus e a distância ao solo fica acima dos 13 centímetros, facilitando a passagem por zonas com água até uma profundidade máxima de 90 centímetros.
A oferta de motorizações está fortemente apostada em versões híbridas plug-in. Estas contam com o mesmo motor térmico a gasolina com seis cilindros em linha e três litros de capacidade, mas com patamares de potência diferentes, entre os 440 e os 510 cavalos. E, sem qualquer tipo de magia, estas versões com quase três toneladas de peso, conseguem gastar menos de um litro de combustível a cada 100 quilómetros, em circuito combinado e superar os 110 quilómetros de autonomia em modo puramente elétrico e também num percurso misto, não apenas em cidade.


Em termos de preços, a oferta do novo Range Rover Sport começa nos 107.232 euros da versão S, equipada com o sistema híbrido plug-in de 440 CV e pode alcançar os 126.342 euros da versão Dynamic HSE com a mesma unidade motriz. Para as duas versões mais completas em termos de equipamento e imagem, a Autobiography e a First Edition, fica reservado o sistema híbrido plug-in mais potente, e têm valores entre os 146.826 euros e os 150.739 euros.

Existe ainda uma versão Diesel equipada com um sistema mild-hybrid para dar uma ajuda ao seu desempenho. Tem incluído um motor de seis cilindros em linha com 300 CV e está apenas disponível com o nível de equipamento Dynamic SE, por 134.615 euros. Mais tarde, estará também disponível uma versão equipada com um motor V8 a gasolina, com 530 CV de potência, mas que chega apenas em 2023 e ainda não tem preços definidos.

 

Ricardo Carvalho

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