fbpx




A BMW mostrou a terceira geração do X1 que traz consigo uma inédita versão elétrica denominada iX1. O modelo vai manter as versões gasolina, Diesel e PHEV. Estão à venda a partir de outubro.

O novo X1, o SUV mais pequeno da BMW, surge com formas mais robustas e com distintas proporções de carroçaria. O comprimento cresce 53 mm até aos agora 4,5 metros, fixando-se a largura nos 1,845 m (mais 24 mm) e a altura nos 1,642 m (cresce 44 mm).

O aumento das cotas interiores ficará a cargo da maior distância entre eixos, que aumenta 22 mm, ao passo que as vias alargam-se em expressivos 31 mm.
A bagageira das versões térmicas alcança agora os 540 litros (mais 35 litros), até um máximo de 1600 com o rebatimento tripartido 40/20/40 dos bancos. Já para as versões híbridas PHEV e para o iX1, 490 litros extensíveis até aos 1495 litros. Em opção, os bancos traseiros podem ser ajustados longitudinalmente, ao longo de 13 cm.

O interior segue as pegadas da digitalização e as formas estreadas com o Série 2 Active, com destaque para o display curvilíneo no topo do tablier, que associa num único visor o monitor de 10,25” da instrumentação e o de 10,7” da plataforma multimédia tátil, já com o sistema operativo 8.0. Na consola entre bancos ficam os principais físicos, destinados à condução.

Para o estreante iX1 xDrive 30e, encontramos um sistema de tração integral a cargo de dois motores elétricos, um por eixo, para uma potência que atinge um pico de 313 CV. Com a bateria de 64,7 kWh úteis e consumos médios entre 17,3 e 18,4 kWh/100 km, a autonomia anunciada aproxima-se dos 438 km. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração 0-100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos. Está preparado para carregamentos rápidos até 130 kW e até 22 kW em corrente alternada.

As duas versões híbridas PHEV, xDrive25e (245 CV) e xDrive30e (326 CV) têm por base a mecânica 1.5 turbo de três cilindros e bateria de 14,2 kWh, suficiente para uma autonomia máxima em modo puramente elétrico a rondar os 89 km.
As versões eletrificadas (iX1 e PHEV) serão lançadas em novembro, apenas um mês depois do novo X1 se estrear nos mercados com as versões a gasolina sDrive18i (136 CV) e com os Diesel sDrive18d (150 CV) e xDrive23d (211 CV).

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade