O GR Supra foi o primeiro modelo global da Toyota GAZOO Racing (GR) e desde o momento do seu lançamento em 2019 tem sido a personificação perfeita do espírito GR e o sonho do presidente da Toyota, Akio Toyoda, entregar um carro que é puramente para os amantes da condução desportiva.
Desde o lançamento, o GR Supra foi apresentado com um motor de 340cv / 250kW de 3,0 litros, com transmissão automática de oito velocidades. Um ano depois, um novo motor de 258cv/190kW de 2,0 litros foi adicionado à gama, novamente de série, com transmissão automática.
A Toyota ouviu os fãs e clientes de carros desportivos, e acaba de confirmar que o novo GR Supra com transmissão manual inteligente de seis velocidades (iMT) será introduzido na Europa em breve (previsto em Portugal para o último trimestre de 2022), projetado para deliciar os condutores que adoram o controlo e as sensações proporcionadas por uma transmissão manual precisa. A sua adição à gama significa que a Toyota irá oferecer os três modelos GR disponíveis na Europa com transmissão manual e três pedais, quer seja de série (GR Yaris) quer como opção (GR Supra, GR86).
Fiel à qualidade de engenharia e desenvolvimento do GR Supra, a nova transmissão não é apenas a adoção de uma solução já existente, mas sim, uma nova transmissão, juntamente com uma nova embraiagem que foi concebida especificamente para as características de potência e binário do GR Supra de 3,0 litros.
A transmissão manual instalada no GR Supra foi concebida e afinada especificamente para utilização no coupé com motor de seis cilindros em linha.
No coração da transmissão está uma nova embraiagem com um diâmetro maior e uma mola de diafragma reforçada. Com uma área de atrito maior e uma mola mais forte, este novo componente tem a alta capacidade de desempenho adequada para ser utilizado com o motor de elevado binário do GR Supra.
A transmissão iMT utiliza um sistema de controlo inteligente programado com um novo software que dá prioridade ao desempenho desportivo. Ao mudar, os parâmetros são sintonizados para otimizar o binário do motor no momento em que se carrega e liberta a embraiagem; em reduções de caixa, o software foi afinado para um desempenho consistente.
O iMT está acionado por defeito, mas pode ser desligado no modo Sport, se o condutor preferir. Para evitar um arranque lento e uma melhor sensação de aceleração nas mudanças mais baixas, a relação da transmissão final foi encurtada, de 3,15 (na automática GR Supra) para 3,46. O resultado é uma resposta mais adequada ao desempenho deste modelo desportivo.
As alterações devido à nova transmissão manual no GR Supra não se limitaram à motorização. Foi também prestada uma atenção especial à forma como foi integrada na consola central de forma a permitir o seu melhor manuseamento. Não se limitou apenas uma questão de mudar uma alavanca por outra; foi necessário ter em conta que a manete de velocidades estava perfeitamente colocada para mudanças de caixa precisas, rápidas e satisfatórias.
O design da consola central existente não permitia uma distância suficiente entre a alavanca de velocidades e o painel de controlo do ar condicionado. Para obter a ergonomia perfeita, a unidade da consola central e o botão para a seleção do modo de condução foram reposicionados. Além disso, a resistência do manuseamento sobre a alavanca foi afinada e ajustada. O layout revisto proporciona uma confortável distância de 42 mm entre a alavanca e o painel de ar condicionado.
A ambição de tornar o GR Supra divertido de conduzir nos cenários mais exigentes ajudou a inspirar a introdução de uma nova função Hairpin+. Isto destina-se a permitir mais liberdade em curvas apertadas de declive ascendente (mais de 5%) no caso de uma estrada de elevado atrito, como as encontradas em estradas montanhosas na europa.
Uma rotação mais “livre” das rodas (derrapagem controlada) pode tornar essa condução mais agradável, pelo que a Toyota otimizou o controlo do binário do motor para permitir uma maior diferença no grau de rotação da roda nos pneus esquerdo e direito.
A nova gama GR Supra em Portugal mantém como modelo de entrada a motorização 2,0 litros com transmissão automática, e s versão com motorização 3,0 litros passa a estar disponível apenas com transmissão manual.