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O Aiways U5 é o primeiro SUV elétrico de um construtor chinês no mercado português. Com medidas exteriores (4,7 metros de comprimento), habitabilidade e bagageira familiares atinge cerca de 400 quilómetros de autonomia (ciclo WLTP em circuito urbano, onde a eficiência do consumo de energia é máxima nestes veículos) e iniciará a comercialização em junho próximo.

Os preços, em campanha de lançamento, arrancam nos 46.728 euros (exclusivo Financiamento Santander Consumer) e para frotas nos 33.990 euros + IVA. O Aiways U5 tem garantia geral de fábrica de 5 anos ou 150.000 km e de 8 anos/150.000 km para a bateria.
A Aiways, marca ainda bastante jovem, apenas cinco anos, inaugurada em 2017. O fabricante tem sede central em Xangai (China) e unidade europeia para Pesquisa & Desenvolvimento em Munique (na Alemanha), produzindo o U5, o primeiro até agora único modelo, na China (Shangrao), desde dezembro de 2019. Em Portugal, a Aiways é representada pelo grupo Astara.

A comercialização dos automóveis Aiways no nosso país vai basear-se num sistema híbrido, através da plataforma online da marca e de rede física de agentes, esta última representada pela Univex, em Lisboa, e pela CAM, no Porto, “prevendo-se para muito breve o alargamento a outros agentes dispersos pelo território nacional”, informa a Astara.

A assistência após-venda da Aiways será assegurada pela Astara e respetiva rede, «recorrendo, caso necessário, a um sistema de apoio rápido de âmbito internacional, que assegura entregas de peças em até três dias em qualquer mercado europeu», assegura o importador.
“Isso é possível devido ao investimento que a marca realizou num armazém de 12 mil metros quadrados, localizado nos arredores de Amesterdão e inaugurado em novembro de 2020, que comporta mais de 600 referências de peças de substituição”, refere a Astara.

O U5 tem motor elétrico de 204 cv (150 kW) e 310 Nm de binário, proporcionando ao SUV uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos, e é alimentado por bateria de 63 kWh – compatível com sistemas de carregamento rápido com corrente contínua (DC) – que confere uma autonomia (anunciada pela marca) de 400 km em circuito urbano WLTP.

Na modalidade de carregamento rápido, esta bateria pode passar dos 20% aos 80% de carga em 35 minutos, usando um carregador de DC (90 kW). Os carregamentos dos 0% aos 100% levam menos de 10 horas com um carregador de AC (6,6 kW, Tipo 2), possibilitando assim o reabastecimento doméstico durante a noite.

Ricardo Carvalho

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