Se tiver a sorte de ter o número de telemóvel de Walter Röhrl, sabe que quando ligar, será muitas vezes recebido com as palavras: “Já te ligo! Estou a trabalhar neste momento”.
E trabalha – de bom grado, e por sua própria vontade – mesmo que celebre 75 anos no dia 7 de março de 2022. Este é o nosso Walter Röhrl. Para além de duas vezes campeão do mundo de Rali, é também um dos únicos pilotos a vencer rondas de campeonatos do mundo, tanto em rali como em corridas. Venceu em todas as classes ou séries – na TransAm, IMSA, rampas (Pikes Peak) ou Campeonato Alemão de Carros de Turismo. Röhrl é considerado o melhor piloto de ralis de todos os tempos e, para além disso, é conhecido pela sua honestidade ao ser alguém capaz de dizer sempre o que pensa.
Röhrl tem sido embaixador da marca Porsche desde 1993 e, até há pouco tempo, era também piloto de testes, onde ajudava a dar os toques finais em todos os veículos de produção no circuito de Nordschleife. Natural de Regensburg, Röhrl esteve envolvido no desenvolvimento dos supercarros 959, Carrera GT e 918 Spyder.
Röhrl continua muito ativo – predominantemente pela “sua marca”, a Porsche. Recentemente, por exemplo, ensinou jornalistas a aperfeiçoar a derrapagem no gelo em modelos Porsche, e apareceu em podcasts a responder a perguntas relacionadas com combustíveis sintéticos, a preservação de veículos históricos e a sustentabilidade.
Os cursos de condução para clientes da Porsche são obrigatórios. “Quando me perguntam o que penso de um automóvel desportivo puro-sangue como o novo 911 GT3, vou fazer um test drive antes de responder”, diz o septuagenário. “No total, ainda estou na estrada mais de 100 dias por ano”. É sempre um entrevistado bem-vindo em eventos organizados pelo departamento Porsche Heritage and Museum. Conheceu fãs do desporto motorizado em vários eventos, incluindo durante presenças no Porsche Sound Night, várias feiras comerciais ou eventos de condução.
Para Röhrl, trabalhar também significa cuidar da sua própria frota de veículos que inclui uma série de derivações de 911 clássicos. A propósito disso, o seu primeiro veículo foi um Porsche 356 B Coupé com 75 CV. Mesmo quando foi condutor da Ford, Opel, Fiat, Lancia e Audi, Röhrl manteve a sua relação com a Porsche, incluindo entradas em ralis com um 911 privado.
No ano passado, a Porsche agradeceu a sua fidelidade: para assinalar o 40º aniversário da temporada de rali de 1981, o departamento Porsche Heritage and Museum surpreendeu Röhrl com o 924 Carrera GTS Rallye que o mesmo conduzia na altura – recentemente restaurado. Em conjunto com o seu co-piloto, Christian Geistdörfer, ele conquistou quatro vitórias na geral no Campeonato Alemão de Rali de 1981 ao volante do 924 ‘Monnet’ Dourado e Preto.
No entanto, o aficionado esquiador e ciclista não está a fazer grande alarido sobre a celebração de platina. “Vou esquiar nesse dia”, revelou Röhrl, e confessou que sempre se sentiu um pouco embaraçado com as cerimónias de entregas de prémios em sua honra. É discutível se será capaz de realizar o desejo de ter mais tempo para ele próprio nos próximos anos – principalmente considerando o quão ativo ele é. “Gostaria de tirar os meus veículos clássicos mais vezes e visitar amigos”, diz ele. Uma coisa é certa, a sua agenda para este ano já está reservada.