Cinco meses após a sua apresentação oficial, chega à Europa o novo Grand Cherokee 4xe da Jeep com tecnologia híbrida plug-in.
Já na sua quinta geração, o SUV dispõe de um bloco turbo 2.0 litros e quatro cilindros com 272 cv e 400 Nm, conjugado com dois motores eléctricos.
O primeiro tem 33 kW (45 cv) e 53 Nm, e o segundo 100 kW (136 cv) e 245 Nm, para uma potência e binário combinados de 381 cv e 637 Nm, aliado a uma caixa automática de oito relações.
As capacidades off-road do SUV não foram beliscadas, como explica a marca americana, com um desempenho exemplar devido à conjugação das duas motorizações. O sistema Quadra-Drive II 4×4, com caixa redutora e bloqueio do electrónico do diferencial traseiro, e a suspensão Quadra-Lift asseguram essas capacidades. A tracção Selec-Terrain ajusta o funcionamento dos motores, a transmissão, a tracção e os travões, ao seleccionar os modos Auto, Snow, Sand/Mud, Rock e Sport.
Os consumos combinados ficam abaixo dos três litros/100 km e as emissões de dióxido de carbono nas 60 g/km. A bateria de 17,3 kWh promete uma autonomia até aos 51 quilómetros em circulação urbana segundo o ciclo WLTP, dependendo da condução em modo híbrido, eléctrico ou e-save para salvaguardar a sua carga.
A versão Launch Edition, que será a primeira a chegar aos concessionários, dispõe de um alargado equipamento de série, como faróis full LED e jantes em liga leve de 21 polegadas. O tejadilho pintado em preto diamante, em contraste com a cor da carroçaria, define a sua linha mais rebaixada e enfatiza a asa traseira no último pilar. Por dentro destacam-se os detalhes em madeira de nogueira e os estofos e os revestimentos em pele Palermo.
As pré-encomendas para o Jeep Grand Cherokee 4xe Launch Edition estão abertas até 31 de Março nos principais países da Europa ocidental.