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O caminho para a eletrificação requer uma transformação industrial a todos os níveis. Neste âmbito, a SEAT S.A. terminou 2021 com a inauguração do Test Center Energy (TCE), um centro pioneiro na investigação e desenvolvimento de baterias para carros híbridos elétricos e plug-in.

Estas instalações representam mais um passo no compromisso da empresa em promover a eletrificação em Espanha e transformar o país num importante polo europeu de mobilidade elétrica. Em baixo ficam os 6 pontos chave que fazem deste centro um laboratório de baterias único no sul da Europa.

Até 6.000 testes por ano. O Test Center Energy tem a capacidade de fazer até 6.000 testes completos do sistema de alta tensão (bateria, carga, segurança) anualmente. “Este centro permite-nos posicionar-nos como referência no desenvolvimento de soluções para a mobilidade sustentável” diz Josep Bons, Chefe de Engenharia Elétrica e Eletrónica da SEAT S.A. Os 1.500 metros quadrados de espaço são utilizados para desenvolver e testar o desempenho dos sistemas de potência dos veículos elétricos e híbridos para CUPRA, SEAT e SEAT MÓ, bem como os de outras marcas do Grupo Volkswagen. Portanto, a atividade do centro nunca pára, funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Semelhante a 350 casas em potência máxima. É o equivalente à capacidade de testes deste centro de baterias pioneiro. “1,3 megawatts de capacidade de teste, é o equivalente ao que 350 casas consumiriam com todos os seus aparelhos elétricos ligados ao mesmo tempo ou a mais de 100.000 telemóveis a carregar em simultâneo”, explica Francesc Sabaté, responsável pelo TCE. Ao lado de Sabaté, trabalham nestas instalações mais de 25 profissionais altamente qualificados.

5 bancos de teste e 5 câmaras climáticas. No TCE reproduzem-se todo o tipo de situações que uma bateria pode vir a enfrentar, incluindo simulações de condução rápida e lenta, diferentes declives ou superfícies rodoviárias e também diferentes condições meteorológicas. “Desta forma, colocamo-las no limite, o que nos permite garantir o máximo desempenho em qualquer circunstância que possa ser encontrada ao longo de todo o ciclo de vida”, afirma Sabaté.

De -25 a +55 graus centígrados. Nas 5 câmaras climáticas, as baterias são expostas a temperaturas extremas que podem diferir até 80 graus centígrados. “Os nossos veículos híbridos e elétricos são vendidos no mundo inteiro. Com estes testes verificamos se as baterias vão funcionar na perfeição em zonas muito quentes como o México, mas também em países muito frios como a Suécia, onde no inverno vamos encontrar temperaturas muito abaixo dos zero graus”, acrescenta.

17.500 horas de testes. É o tempo médio de testes a que as baterias são submetidas. “São aplicados ciclos de carga e descarga múltiplos em diferentes perfis de temperatura, monitorizando em tempo real todos os parâmetros das células e da bateria completa”, explica Sabaté. O foco hoje está nas baterias das plataformas MEB (elétrica) e MQB (híbrida), tal como nos diferentes carregadores utilizados em todos os veículos elétricos. As baterias não são só analisadas individualmente, mas também integradas nos veículos. “Em média, são realizados um total de 900 testes estáticos e 2.500 testes dinâmicos para cada projeto”, de acordo com Sabaté.

120 painéis solares. As instalações do Test Center Energy representam um compromisso com a sustentabilidade, não só porque impulsionam a eletrificação, mas também pelo seu design. Graças aos sistemas com os quais foi construído, obteve certificação LEED® para eficiência energética e design sustentável. Os 120 painéis solares colocados no telhado conseguem uma poupança de 39 toneladas de CO2 por mês. Além disso, a temperatura interior é autorregulada graças a 95 estores dinâmicos, colocados na fachada, que se movem para fazer uso eficiente da luz externa.

 

 

Ricardo Carvalho

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