fbpx




A gama Corolla vai receber um SUV já no último trimestre de 2022. Para além de ser uma estreia total, traz consigo a quinta geração do sistema Hybrid Drive da Toyota.

Com base na filosofia TNGA da Toyota, o Corolla Cross apresenta os mais recentes desenvolvimentos da plataforma GA-C, que trazem benefícios para o estilo, conceito geral, tecnologia e dinâmica de condução do veículo.
Mede 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura, 1620 mm de altura e uma distância entre eixos de 2640 mm. Posiciona-se entre o Toyota C-HR e o RAV4, no coração do altamente competitivo segmento C-SUV europeu, oferecendo o conforto, o caráter prático e a versatilidade essenciais para famílias ativas com crianças pequenas.

O interior proporciona excelente visibilidade para todos os ocupantes, amplo espaço para a cabeça e para as pernas nos bancos dianteiros e traseiros, grandes aberturas nas portas traseiras, um aumento da luz e a sensação de espaço proporcionada por um teto solar panorâmico. O compartimento de carga combina uma reduzida altura da boca de carga com uma abertura ampla da porta para um fácil acesso, o que torna conveniente o carregamento de objetos grandes, como carrinhos de bebe ou bicicletas.

O Corolla Cross é o primeiro Toyota a nível global a beneficiar do novo sistema híbrido de quinta geração. A motorização eletrificada com a tecnologia híbrida, (full hybrid), de tração dianteira (FWD) ou tração inteligente às quatro rodas (AWD-i) baseia-se na antecessora, mas agora com mais binário, mais potência elétrica, maior eficiência e proporcionando um maior prazer de condução.

A caixa híbrida foi redesenhada juntamente com novos sistemas de lubrificação e distribuição do óleo que usam óleo de baixa viscosidade. Assim se alcançam melhorias de eficiência e potência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas. O novo sistema de baterias dispõe dos mais recentes progressos nas baterias de iões de lítio e é mais potente e 40% mais leve do que antes.

A potência dos motores (de gasolina e elétrico) aumentou, resultando num incremento de potência total do sistema de mais de 8%. A motorização híbrida 2.0L da versão com tração à frente gera 146 kW/197 cv, tornando possível uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

A variante AWD-i conta com um potente motor elétrico adicional no eixo traseiro com um impressionante rendimento de 30,6 kW.O motor traseiro é acionado automaticamente para proporcionar maior tração, o que eleva a confiança na condução e paz de espírito em condições de reduzida aderência.Assim equipado, o Corolla Cross AWD-i iguala o desempenho de aceleração da versão FWD.

O desempenho do sistema híbrido de 5ª geração foi também melhorado. O sistema é agora ainda mais linear, previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a corresponder mais às rotações do motor, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e natural. Isto foi possível graças à recalibração da relação entre a ação do condutor no pedal do acelerador e a resposta real da motorização.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade