A CUPRA inicia a produção em série do seu primeiro carro 100% elétrico, o Born, na fábrica em Zwickau (Alemanha).
A produção do CUPRA Born marca o início de uma nova era para a marca com uma ofensiva elétrica para se tornar uma marca totalmente elétrica até 2030.
O CUPRA Born também estará presente no Automobile Barcelona 2021, que começa esta quinta-feira, 30 de setembro, e que significará o início do plano de lançamento internacional do modelo.
Com um ADN 100% CUPRA e um design emocional inspirado no bairro El Born de Barcelona, as primeiras unidades do CUPRA Born saem da linha de produção para provar que os carros elétricos podem ser emocionantes e que o desempenho e a eletrificação são uma combinação perfeita.
O CUPRA Born é uma peça-chave na expansão internacional da CUPRA. Com este novo veículo, a empresa quer aumentar o mix da CUPRA para 20% do conjunto das vendas da empresa e alcançar novos mercados internacionais, especialmente países mais eletrificados.
Com o lançamento deste modelo, que estará no mercado a partir de novembro, será lançada uma nova estratégia de distribuição para uma relação diferente com o cliente com o modelo da agência. Além disso, os clientes terão a opção de contratar o CUPRA Born sob o modelo de subscrição.
A fábrica de Zwickau é a primeira fábrica de produção de veículos 100% elétricos do Grupo Volkswagen e é considerada a maior e mais eficiente fábrica de elétricos da Europa. Com uma produção diária de até 1.400 veículos, a fábrica alemã tem uma capacidade de produção anual próxima de 330.000 automóveis elétricos. Além do CUPRA Born, esta produz mais quatro modelos, o Volkswagen ID3, o Volkswagen ID4, o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron.
A empresa atribuiu à Zwickau uma equipa de engenheiros dedicada a monitorizar a produção do CUPRA Born e a reunir experiência para a futura produção de veículos elétricos na fábrica de Martorell.