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A Daimler deu a conhecer que vai investir mais de 40 mil milhões de euros entre 2022 e 2030 no desenvolvimento de carros elétricos, com o objetivo de lançar uma gama 100% elétrica em mercados que assim o permitam.

Durante uma sessão de apresentação da estratégia de eletrificação da marca de Estugarda, o CEO Ola Källenius disse que até 2025 haverá uma opção elétrica em cada modelo. O objetivo é também que nesse ano os modelos “eletrificados” (híbridos e elétricos) representem 50% das vendas.

Para o efeito, a Daimler irá contar com três plataformas específicas para modelos elétricos: a MB.EA (que cobrirá a gama média e alta de modelos elétricos de passageiros), a AMG.EA (dedicada a modelos desportivos totalmente elétricos) e a VAN.EA (para minivans e comerciais ligeiros elétricos). Estas infraestruturas juntam-se assim à já anunciada MMA EV que a partir de 2024 servirá de base a novos EV compactos. A Daimler irá também construir oito fábricas de baterias, em conjunto com vários parceiros.

Nesse particular, a marca alemã está em conversações para a produção de baterias em estado sólido com maior densidade energética. A Daimler anunciou também a aquisição da firma britânica YASA Limited que ajudará ao desenvolvimento de motores elétricos de alta performance.

Apesar disso, Kallenius afirmou que a marca vai manter a aposta em modelos híbridos plug-in com maior alcance em modo elétrico, como o C300e (que promete até 100 km de autonomia EV).

Ricardo Carvalho

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