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A Stellantis anunciou um investimento de 30 mil milhões de euros na eletrificação das suas 14 marcas até 2025. Até lá estão previstas quatro plataformas destinadas a veículos elétricos que prometem autonomias entre 500 e 800 km.

Todas as 14 marcas da Stellantis irão lançar automóveis elétricos baseados em quatro plataformas BEV, projetadas com um elevado nível de flexibilidade (comprimento e largura) e partilha de componentes, proporcionando economias de escala, uma vez que cada plataforma pode suportar uma produção máxima de dois milhões de unidades por ano.

As quatro plataformas vão ser designadas STLA Small, STLA Medium, STLA Large e STLA Frame. Em função das mesmas a autonomia máxima situa-se entre os 500 quilómetros e os 800 quilómetros.

A propulsão é assegurada por uma família de três módulos elétricos (EDM) que combinam um motor, uma caixa de velocidades e um inversor. Estes EDMs são compactos, flexíveis, podem ser facilmente dimensionados e também configurados para tração dianteira, tração traseira, tração integral e 4xe.

A combinação das plataformas, dos EDMs e das baterias de elevada densidade energética irá permitir fornecer veículos otimizados em termos de eficiência, autonomia e recarga.

Até 2030, a Stellantis pretende aumentar o peso das vendas de veículos elétricos e híbridos na Europa dos atuais 14% para 70%. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, descreveu os futuros produtos como “veículos icónicos” com as “prestações, capacidade, estilo, conforto e autonomia elétrica” que permitem satisfazer as necessidades quotidianas de mobilidade dos consumidores.

Ricardo Carvalho

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