A nova geração do Audi RS3, que vai ser comercializada no formato Sportback e três volumes e que vai ser conhecida totalmente destapada depois do verão.
Para já e para aguçar o apetite aos fãs, a marca revelou alguns dados e caraterísticas sobre o modelo e ainda algumas imagens das duas opções de carroçaria camufladas.
O motor vai ser o mesmo 2.5 litros de cinco cilindros turbo que promete alcançar os 400 CV entre as 5600 e as 7000 rpm e 500 Nm entre as 2250 e as 5600 rpm, ou seja mais 20 CV e 20 Nm do que o anterior.
A caixa é a S Tronic de dupla embraiagem de sete velocidades que foi recalibrada. Assim, a aceleração dos 0 os 100 km/h cumpre-se em 3,8 segundos e a velocidade máxima passa a ser de 280 km/h, ainda que consiga alcançar os 290 km/h com o pacote RS Dynamic.
Contudo, a grande novidade é o lançamento de um novo diferencial traseiro que recebe a designação RS Torque Splitter. O sistema Audi Drive Select de modos de condução ganha duas novas opções, o RS Performance, que entrega o máximo de potência ao eixo traseiro equilibrando a dinâmica e o RS Rear que permite fazer drifts de forma controlada.
Em comparação com o A3 normal, este RS é 25 mm mais baixo, mas ainda pode ter suspensão com amortecimento adaptativo.