A BMW iniciou os testes de um protótipo do X5 alimentada por uma célula de combustível de hidrogénio, confirmando que um pequeno número desta versão será lançada no mercado em 2022.
O X5 alimentado a hidrogénio, que se chama oficialmente BMW i Hydrogen Next, e o novo programa de testes vai permitir que o construtor ganhe uma experiência prática com este tipo de tecnologia.
O esquema de hidrogénio deste protótipo combina a quinta geração dos motores elétricos eDrive da BMW com uma célula de combustível que converte hidrogénio em eletricidade. A BMW reclama que a célula de combustível deste protótipo anuncia 170 CV e conta com um conversor que ajusta a voltagem à do motor elétrico.
Há mais energia que é armazenada numa bateria e depois utilizada para manobras de aceleração dinâmica. Graças a isto, a célula de combustível produz 374 CV de potência máxima, dando a este X5 uma performance idêntica à de uma versão normal de seis cilindros. O hidrogénio é armazenado em dois depósitos a 700 bar produzidos a partir de fibra de carbono reforçado (CFRP) que pode armazenar até 6 kg de hidrogénio.