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A 24 de abril de 1961, a Citroën apresentou à imprensa o AMI 6, modelo construído na sua nova fábrica em Rennes (França). Lançado inicialmente na versão berlina, foi, no entanto, a versão Break a que obteve maior sucesso, com uma fatia de 550.000 unidades, para um total de 1 milhão de exemplares Ami 6 produzidos até 1971.

A Citroën lançou este modelo como complemento à sua gama então composta pelo 2 CV, ID e DS. O seu designer, a quem se devem também as linhas do Traction Avant (em Portugal conhecido como “Arrastadeira”), considera-o a sua obra prima.

Com o seu inesquecível óculo traseiro invertido, o modelo marcou os anos 60 com a sua silhueta batizada de “Linha Z”.

O ponto de viragem decisivo ocorreria no final de 1964, com a chegada de uma pequena Break (com 320 kg de carga útil) concebida por Henri Dargent (assistente de Flaminio Bertoni) e por Robert Opron (sucessor de Bertoni, entretanto falecido em 1964). Esta Break iria impulsionar as vendas e, nesse aspeto, acabaria por ultrapassar o sucesso da berlina, um caso raro na história do automóvel.

Modelo mais consensual, as suas linhas também ofereciam uma bagageira de grande volume para um veículo de passageiros desta classe, bem como um acesso fácil e prático. Versátil, permitia a uma família viajar com um conforto apreciável, sendo também compatível com uma utilização profissional, tanto em funções comerciais como ao serviço de um artesão.

Sabia que?
– O nome Ami 6 vem de uma mistura fonética das palavras do nome do projeto (veículo AM), da palavra “miss” (“senhorita” em inglês) e “amici” (“amigos” em italiano), provavelmente inspirada no seu designer, o também italiano Flaminio Bertoni;

– Yvonne de Gaulle, esposa do General de Gaulle, deslocava-se num Ami 6. Tratava-se de uma unidade inaugural da fábrica Citroën em Rennes-La-Janais, quando esta ainda estava em construção, a 10 de setembro de 1960, pouco mais de um ano antes do início da produção do modelo;

– A Citroën organizou um raide designado “Le Tour de Gaule d’Amisix”, com início em Rennes-La-Janais, a 19 de janeiro de 1966, com dois Ami 6 Break completamente de série, de forma a demonstrar a sua resistência e qualidades dinâmicas. Ao fim de 23 horas e 11 minutos, a equipa totalizaria 2.077 km percorridos, a uma velocidade média de 89,6 km/h;

– Em junho de 1963, o Ami 6 foi apresentado nos EUA. O modelo de exportação adota quatro faróis redondos e para-choques reforçados;

– Locais de produção: Paris (França): de 1961 a 1963; Rennes-La-Janais (França) de 1961 a 1969, tendo sido o Ami 6 a inaugurar esta nova fábrica na Bretanha, representando a primeira grande descentralização da Citroën da cidade de Paris; Forest (Bélgica): de 1961 a 1969; Catila (Argentina), com a produção do Ami 6 Break a continuar até 1971 (os carros eram enviados em peças para montagem local);

– No total foram produzidas 1.039.384 unidades do Ami 6: 483.986 Berlina (de abril de 1961 a março de 1969), 551.880 Break (de outubro de 1964 a setembro de 1969), 3.518 Entreprise, uma variação comercial do Ami 6 Break, com dois lugares, com versões vidradas e de painéis sem janelas.

 

Ricardo Carvalho

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