A Alpina, marca que tem uma gama completa de interpretações próprias de modelos da BMW, mostrou a sua mais recente criação que tem por base o Série 8 Gran Coupé.
O B8 é uma versão mais luxuosa, mais orientada para o conforto com detalhes exclusivos por dentro e por fora, mas ao mesmo tempo mais desportiva do popular coupé de quatro portas do construtor alemão. É uma segunda opção, face ao M8 Gran Coupé.
Debaixo do capô encontramos o mesmo motor V8 4.4 litros das anteriores preparações, XB7 e B7, X7 e Série 7, que debita 621 CV e 800 Nm de binário. Este motor foi trabalho e passou a contar com novos pistões, novos coletores de admissão e de escape, intercooler e turbos de maior caudal, além de uma reprogramação da ECU e um novo mapeamento do sistema de injeção.
Com quase 2,2 toneladas, o Alpina B8 Gran Coupé é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (mais 0,2 seg. que o M8 Competition) e de atingir uma velocidade máxima de 324 km/h (que supera os 305 km/h do M8 Competition com o opcional M Driver’s Package).
Como é habitual no preparador alemão, a direção e o chassis foram otimizados, com especial foco num novo módulo da suspensão pneumática e nas novas molas mais firmes da Eibach.
As barras estabilizadoras também são novas e com uma afinação mais firme e travões da Brembo. Há também uma nova afinação do sistema de tração integral xDrive e um novo diferencial traseiro de deslizamento limitado, a que se junta o sistema de quatro rodas direcionais (Active Kinematics Control System de origem ZF) que possibilita virar as rodas até 2,3 graus no mesmo sentido dos dianteiros em alta velocidade, e no sentido oposto em baixa velocidade. A juntar a isso, conta com caixa automática de oito velocidades Steptronic.