fbpx




A notícia caiu que nem uma bomba. Portugal foi o país da União Europeia que mais caiu nos primeiros dois meses de 2021 se analisarmos as vendas de automóveis novos. Esta quebra cifrou-se nos 47,1%.

O nosso país duplicou a queda generalizada da União Europeia que foi de 21,7% e assume-se como o país onde as consequências da pandemia mais se fazem sentir na indústria automóvel.

Se olharmos apenas para o mês de fevereiro, mais ou menos a altura em que o país confinou os concessonários automóveis fecharam as portas, a quebra nas vendas foi de… 59%, enquantio no resto da União Europeia se ficou pelos 19,3%.

Por causa destes números, a ACAP reforça os apelos ao Governo para a necessidade imediata de adotar medidas que estimulem a compra de veículos, medidas essas que têm sido adotadas por outro estados membros.

Entre as medidas aplicadas nesses países, estão os programas de renovação do parque automóvel, assim como o aumento do incentivo à compra de veículos electrificados.

No nosso país, pelo contrário, o Governo não só não tomou qualquer medida de estímulo à renovação do parque automóvel, como, mais recentemente, reduziu os incentivos para a compra de veículos eléctricos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade