fbpx




A BMW divulgou mais informação sobre a nova versão do sistema iDrive e confirmou que esta será lançada no SUV elétrico iX, antes de chegar ao i4, que deverá estar pronto no final deste ano.

O sistema, que já vai na sua oitava geração, é descrito pela marca alemã como “o mais potente de sempre” e surge 20 anos depois do lançamento do iDrive original na quarta geração da Série 7. O controlo rotativo e o ecrã central continuam a ser o centro de controlo do sistema.

Entre as novidades destaca-se uma nova geração de ecrãs de alta resolução e controlos táteis suportados por um significativo upgrade de software que tem o objetivo de acelerar os comandos, permitindo um conjunto mais alargado de funções personalizadas e updates over-the-air com velocidades superiores de conexão para download.

Uma mudança bastante evidente é a introdução de um novo ecrã curvo no iX, que junta o painel de instrumentos de 12,3 polegadas com o ecrã de infoentretenimento de 14,9 polegadas num painel único com uma resolução de 200ppi. O ecrã está montado no tablier e ligeiramente virado para o condutor.

A navegação nas diversas funções pode ser feita através do controlo rotativo implementado na consola central com funcionalidade tátil, ou via touch screen, ativação por voz e controlo de gestos. Os novos gráficos tridimensionais e menus operativos permitem, segundo a marca, uma “experiência de utilizador mais imersiva” e um “maior detalhe” nos três diferentes modos: Efficient, Sport e Individual.

O novo iDrive é o primeiro da marca a integrar suporte a redes 5G, o que permitirá velocidades de download muito superiores para atualizações de sistema operativo e novas funcionalidades, incluindo os sistemas de assistência à condução.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade