A Hyundai mostrou as primeiras imagens oficiais do seu novo Ioniq 5, o primeiro crossover compacto da marca desenvolvido precisamente com esse objetivo e o primeiro produto da nova submarca Ioniq.
Este novo modelo assenta na plataforma dedicada Electric-Global Modular Platform (E-GMP), que junta a o tradicional desenho de um skate com uma distância entre eixos alongada para aumentar o estilo e o apelo de um automóvel elétrico.
O novo modelo coreano tem tomadas de carregamento de 400 e 800 volts graças a esta nova plataforma. Quando ligado a uma tomada de 350 kW, o Ioniq 5 pode carregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos, com o construtor a reclamar que 5 minutos de carga é suficiente para um autonomia de 100 km em ciclo WLTP.
O Ioniq 5 vai estar disponível com dois packs de baterias, de 58 e de 72,6 kWh e arquiteturas de um ou dois motores elétricos. A versão mais potente tem dois motores e a bateria de 72,6 kWh disponibilizando uma potência de 302 CV e 605 Nm de binário.
Para ter a versão de autonomia superior, a marca propõe um só motor acoplado à bateria de maior capacidade, oferecendo uma autonomia entre os 470 e os 480 km em ciclo WLTP. Neste caso a potência é de 215 CV e o binário de 350 Nm.
A versão de entrada conta com tração traseira, bateria de 58 kWh e 167 Cv. O interior é um dos pontos de destaque deste modelo. O tema a bordo é “sala de bem-estar”, com o habitáculo a propor um piso totalmente plano, sendo que a maioria dos materiais que compõem este interior são sustentáveis, desde os bancos aos painéis da portas, entre outros. Os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente e podem reclinar até um ângulo máximo de “cama” e serem regulados para fornecer mais espaço para os ocupantes.
O Ioniq 5 conta com o inovador sistema V2L, que permite que o proprietário de um deste modelos possa carregar no veículo vários dispositivos como bicicletas elétricas, scooters, equipamentos de campismo, tudo a partir de uma tomada posicionada junto do banco traseiro. Esta tomada tem 3,6 kW de capacidade.
Vai estar à venda em meados deste ano.