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A Bosch está a desenvolver algumas formas de prestar socorro em acidentes onde os intervenientes sejam, também, carros elétricos.

Para isso foi preciso criar uma maneira de controlar a alta tensão destes sistemas elétricos através de semicondutores que realizam detonações de alguns cabos como forma de cortar de imediato a corrente.

O sistema funciona através de microchips especialmente desenvolvidos para desativar os circuitos de potência do veículo elétrico em frações de segundo, permitindo, deste modo, que as equipas de resgate possam atuar com maior rapidez.

Nem mesmo o facto de os sistemas elétricos de nova geração terem como desenvolvimento voltagens de 400 a 800 V constituirá um risco para ocupantes e equipas de socorro, dado que a atuação desses microchips semicondutores asseguram que a bateria de alta tensão seja desconectada automaticamente.

Conforme explica a Bosch, caso o sensor do airbag detete algum impacto, “os pequenos dispositivos (com apenas 10 mm e pesando apenas alguns gramas) acionam o piro fusível”.

Um processo que desencadeia, por si, “pequenas explosões que provocam uma rotura no cabo de alta tensão entre a unidade da bateria e o restante sistema eletrónico, cortando o fluxo de corrente”, acrescenta fonte da empresa. Com esta solução, elimina-se o risco de choque elétrico ou de incêndio.

Ricardo Carvalho

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