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Depois de renovar os modelos XE e XF, a Jaguar fez agora o mesmo com o seu SUV mais pequeno o E-Pace. Apesar de parecer o mesmo modelo apenas com um restyling, a verdade é que este E-Pace traz uma nova plataforma que lhe permite receber motorizações híbridas simples e híbridas plug-in.


A plataforma utilizada é a PTA, uma nova arquitetura da Jaguar/Land Rover, que também serve de base ao Land rover Discovery Sport e ao Range Rover Evoque.

A Jaguar garante que a nova plataforma oferece melhorias no comportamento e no conforto a bordo, graças a uma nova afinação da suspensão. Todavia, o objetivo principal consistiu na introdução de novas opções de motorizações.
Seis das sete novas motorizações são híbridas, exceto o Diesel com potência de 161 cv, caixa de velocidades manual e tração dianteira.

O mesmo bloco de 2,0 litros pode ser associado pode ser associado a uma caixa automática de nove velocidades e a um sistema de tração integral. Para melhorar a eficiência conta um sistema híbrido suave de 48V, que inclui um pequena bateria de iões de lítio montada por baixo do fundo da bagageira. Este bloco diesel também é proposto na motorização de 201 cv.

Mas a principal novidade, porém, é introdução de uma variante híbrida plug-in, que combina um motor a gasolina de três cilindros e 1,5 litros de 200 cv com um motor elétrico de 109 cv, instalado no eixo traseiro, e uma bateria de 15 kWh por baixo do fundo da bagageira.

As outras propostas a gasolina são baseadas no motor de quatro cilindros de 2,0 litros mild-hybrid que oferece níveis de potência de 200 cv, 250 cv e 300 cv. Todos têm caixa de velocidades automática, de oito relações no PHEV e nove nos restantes, e tração integral.

No interior, as alterações introduzidas no E-Pace são semelhantes às já conhecidas da restante gama da Jaguar. O habitáculo é mais luxuoso e sofisticado e dispõe de conectividade melhorada.

O renovado SUV também recebe a arquitetura eletrónica avançada dos veículos EVA 2.0., que é compatível com um conjunto de novas tecnologias para garantir que o veículo está sempre ligado e atualizado.

A versão de entrada vem equipada com o motor a gasolina 1.5 de litros com 160 PS, tração dianteira e caixa automática, sendo proposta por 42.510 euros. A alternativa diesel 2.0D 163 PS FWD Manual, está disponível a partir de 50.408 euros, enquanto a de tração integral tem um custo a partir de 51.846 euros.

Quanto ao híbrido plug-in P300e PHEV, com 309 cv e tração integral, é proposto a partir de 59.451 euros.

Ricardo Carvalho

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