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A Nissan revelou o seu protótipo de automóvel 100% elétrico de resposta a emergências, concebido para um abastecimento móvel de energia após desastres naturais ou eventos climatéricos extremos.

O protótipo designado RE-LEAF1) é baseado no automóvel de passageiros Nissan LEAF, o primeiro automóvel elétrico de produção em massa a nível mundial.

Para alem das modificações que lhe permitem transitar em estradas cobertas por destroços, o RE-LEAF possui fichas de carregamento à prova de água montadas diretamente no exterior do automóvel, o que permite que os dispositivos de 110-230 V sejam alimentados a partir da bateria de iões de lítio de alta capacidade do automóvel.

O RE-LEAF pode ser conduzido até ao centro de uma zona de desastre e fornecer um abastecimento totalmente móvel de energia para apoio no processo de recuperação. O sistema de gestão de energia integrado pode colocar em funcionamento equipamento médico, de comunicações, iluminação e outros aparelhos de suporte de vida.
Os desastres naturais são a principal causa das falhas de energia. Um relatório do Banco Mundial de 2019 detetou que os choques naturais e alterações climáticas causaram 37% das falhas na Europa entre 2000 e 2017 e 44% das falhas de energia nos EUA, no mesmo período.

Quando ocorre um desastre, o tempo para que o abastecimento elétrico seja recuperado é normalmente de 24 a 48 horas, de acordo com a gravidade dos danos. Durante esse período, os automóveis elétricos podem ser usados para fornecer abastecimento móvel de emergência e com emissões zero.

O RE-LEAF foi criado para demonstrar o potencial dos automóveis elétricos na recuperação de desastres. Embora o automóvel seja apenas um protótipo de trabalho, a tecnologia existe para ser usado no mundo real. No Japão, a Nissan tem utilizado o LEAF para fornecer abastecimento e transporte de emergência após desastres naturais desde 2011 e a empresa formou parcerias com mais de 60 autoridades locais para apoiar os esforços de ajuda em situações de desastre.

Através da Partilha de Energia Nissan, os VE funcionam como baterias de armazenamento móvel para abastecerem casas e a sociedade com eletricidade, criando um modelo de energia distribuível que pode ser usado para ajudar a estabilizar o abastecimento e procura de eletricidade.

O RE-LEAF utiliza a capacidade de carregamento bidirecional do Nissan LEAF, uma funcionalidade de série do modelo desde a sua introdução em 2010. Isso significa que o LEAF pode não só “extrair” energia para recarregar a sua bateria de alta capacidade, como também a pode “enviar” de volta para a rede através da V2G (ligação do automóvel à rede elétrica) ou diretamente para outros dispositivos eletrónicos através da tecnologia V2X (Vehicle-to-everything).

Ao atuar como uma estação de alimentação portátil, a mais recente geração Nissan LEAF e+ com uma bateria totalmente carregada de 62 quilowatts-hora (kWh) pode fornecer eletricidade suficiente para alimentar um lar médio europeu durante seis dias.

Como automóvel de recuperação em desastres naturais, o RE-LEAF pode alimentar vários dispositivos simultaneamente. Alguns exemplos de consumos com 230V são detalhados abaixo:
• Martelo pneumático elétrico durante 24 horas – 36kWh
• Ventilador de pressão durante 24 horas – 21,6kWh
• Tacho de sopa de 10 litros durante 24 horas – 9,6kWh
• Ventilador de cuidados médicos intensivos durante 24 horas – 3kWh
• Projetor LED de 100 watt durante 24 horas – 2,4kWh

Ricardo Carvalho

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