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A Kia Portugal acaba de introduzir no mercado nacional a versão híbrida plug-in do crossover Kia XCeed que estará disponível desde os 34.490 euros (preço com campanha).


Com uma autonomia em modo elétrico de até 59 km (urbano WLTP), o Kia XCeed PHEV chega ao mercado nacional com uma versão de lançamento denominada “First Edition”, limitada a 100 unidades e com preço promocional de 34.490 euros, para clientes particulares. Destaca-se, igualmente, a campanha especial para empresas por 27.490 euros + IVA, com o atrativo suplementar do escalão mínimo de tributação autónoma de 5%.

O XCeed PHEV “First Edition” alinha pelas versões de topo de equipamento oferecendo, de série, dotações como Rádio e Sistema Navegação com monitor tátil de 10,25 polegadas (compatível com Android Auto e CarPlay), painel de instrumentos digital SuperVision com ecrã de 12,3”, carregador de smartphone por indução, porta-bagagens inteligente, faróis full led, luzes de máximos automáticas, câmara de estacionamento traseira, chave inteligente (acesso hands free), a par de equipamentos de segurança ativa, como assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal, entre outros.

O sistema de propulsão do XCeed híbrido plug-in combina a bateria de polímero de iões de lítio de 8,9 kWh com um motor elétrico de 44,5 kW e um económico motor de combustão de 1,6 litros “Kappa” de 4 cilindros GDI (injeção direta de gasolina).

Estes elementos garantem uma potência e um binário totais de 141 cv e 265 Nm, respetivamente, e permitem ao XCeed PHEV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos.

O sistema de propulsão é acompanhado por uma caixa de 6 velocidades de dupla embraiagem (6DCT), que possibilita ao condutor engrenar as mudanças, assegurando-lhe assim uma experiência de condução mais agradável do que outros veículos híbridos equipados com caixas de velocidades de transmissão eletrónica de variação contínua (e-CVT).

Ao contrário dos híbridos com e-CVT convencionais, que convertem uma parte da potência oriunda do motor de combustão através do motor elétrico (o que resulta em perdas de potência devido à transformação da energia), o híbrido da Kia equipado com 6DCT permite a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, através da transmissão, com perdas mínimas de energia.

Em autonomia com zero emissões, ou seja, no modo exclusivamente elétrico, os condutores podem contar com 59 km (ciclo urbano WLTP), permitindo assim realizar viagens quotidianas sem recorrer ao motor de combustão.

Ricardo Carvalho

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