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A Jeep revelou a versão híbrida plug-in de tração integral 4xe do Wrangler, que tem chegada prevista no início de 2021.

Esta versão anuncia um total de 375 cv a partir dos préstimos de um motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros turbo e dois motores elétricos (um integrado na caixa automática de oito velocidades de origem ZF) e outro com função de gerador que substitui o alternador e o motor de arranque.

O sistema elétrico garante uma autonomia para 40 km, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio com 17 kWh de capacidade (dotada de um circuito de refrigeração específico e envolta numa estrutura em alumínio) colocada por baixo dos bancos traseiros.

Segundo a marca norte-americana, todos os componentes e cablagem de alta tensão está selada e é resistente à água, o que permite uma capacidade para passagens a vau até 76 cm. Na parte superior do tablier estão luzes que mostram o progresso no processo de carregamento das baterias.

O sistema híbrido possui três modos de funcionamento: Hybrid, Electric e eSave. O modo Hybrid é ativado por defeito, o modo Electric força o sistema a utilizar apenas energia elétrica e, por fim, o modo eSave que guarda a energia armazenada na bateria para utilização posterior.

No menú de infotainment existem ainda as funções adicionais BatterySave (para manter o nível da bateria) e BatteryCharge (para recarregá-la com o motor a combustão). Para recuperar mais energia basta acionar o modo Max Regen.

Ricardo Carvalho

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