A 26 de agosto de 2020, saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris.
A linha de produção da fábrica de Motomachi em Toyota City, no Japão é totalmente nova, e foi projetada para as necessidades específicas de produção do novo desportivo.
De acordo com a filosofia Kaizen da marca nipónica, o regresso da Toyota à produção no Japão de carros desportivos criou a oportunidade para os engenheiros melhorarem os processos de produção que são específicos do GR Yaris.
Adicionalmente, a Toyota Gazoo Racing (TGR) aproveitou a oportunidade para criar o que designa de ‘fábrica GR’, uma instalação dedicada à produção de carros desportivos GR. A fábrica compreende várias células de montagem distintas, conectadas por veículos guiados automaticamente (AGVs) e inclui novas linhas de montagem.
Estes processos permitiram a produção de carroçarias com elevada rigidez – essenciais para carros desportivos – e garantem uma montagem com superior precisão – ambas difíceis de alcançar em linhas de produção em série com grande volume.
Fiel à sua convicção de desenvolvimento de pessoas, a Toyota Gazoo Racing reuniu nesta fábrica técnicos altamente qualificados de toda a Toyota. Conhecidos como ‘Takumi’, estes experientes membros da equipa são bem conhecidos pelas suas habilidades excecionais de perícia artesanal e busca incessante pela perfeição. Esta nova fábrica da TGR também é usada para o treino técnico e de qualidade de colaboradores noutras fábricas de produção da Toyota.
Nascido do WRC, o GR Yaris é um desportivo único com uma carroçaria específica de três portas, uma plataforma dedicada e emprega alumínio em várias zonas da carroçaria para baixar o centro de gravidade e o peso (apresentando apenas 1.280 kg). Alimentado por um novo e leve motor Turbo de 1,6 litros, com 261cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 230km/h.