A Hyundai Portugal criou uma plataforma, a Blue Academy, com o objetivo de esclarecer e responder a todas as dúvidas: como saber optar por uma das duas tecnologias, quais as diferenças entre as mesmas e quanto é possível poupar com elas.
Tecnologia Híbrida
A tecnologia híbrida agrega diferentes tipos de tecnologias: Híbridos convencionais, 48V/Mild-Hybrid e Híbrido Plug-in. A Hyundai é a única marca a disponibilizar a mais vasta gama de soluções eletrificadas e, por isso, na gama Hyundai, encontramos vários modelos que incorporam estas tecnologias.
O Hyundai Kauai está disponível na versão híbrida e o Hyundai IONIQ está disponível com motorização híbrida e híbrida plug-in. Por fim, podemos encontrar o 48V/Mild-Hybrid disponível no Hyundai Tucson.
Os veículos híbridos convencionais conjugam dois tipos de motores: o motor elétrico e o motor a combustão. A função do motor elétrico é auxiliar o motor a combustão. A principal vantagem deste tipo de tecnologia é a redução no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes, pois o motor elétrico acaba por diminuir o tempo de funcionamento do motor a combustão.
Os veículos com tecnologia 48V/Mild-Hybrid, conjugam o funcionamento do motor a combustão com o “motor” elétrico, mas não permitem uma condução exclusivamente elétrica. O motor elétrico de 48V deste sistema é simplesmente um auxiliar do motor a combustão, permitindo a diminuição do consumo de combustível e a emissão de gases poluentes ao auxiliar o arranque e a aceleração do veículo, e ao acrescentar até 12kW de potência ao automóvel. Estes veículos não podem ser carregados externamente. A energia do motor elétrico é regenerada nos momentos de desaceleração ou travagem do veículo, tal como acontece por exemplo no Hyundai Tucson 48V.
Os veículos com tecnologia Plug-in, ao contrário dos automóveis mild hybrid, conseguem circular exclusivamente com a energia do motor elétrico. Após esgotada a energia do motor elétrico, este circulará com a energia gerada pelo motor a combustão. Tal como os automóveis com a tecnologia mild hybrid, também a energia do motor dos híbridos plug-in é regenerada nos momentos de desaceleração ou travagem do veículo.
Para além de poderem circular exclusivamente em modo elétrico, os híbridos plug-in têm ainda outra grande diferença face aos mild hybrid: podem ser carregados externamente, ou seja, através de uma ligação à rede elétrica.
Tecnologia Elétrica
Ao contrário dos veículos híbridos, os veículos elétricos só têm um motor elétrico. Assim, circulam sempre em modo elétrico, não havendo consumo de combustível ou emissão de gases poluentes.
Tal como acontece com os veículos híbridos, também a energia do motor elétrico dos veículos 100% elétricos é regenerada quando o veículo se encontra em desaceleração ou travagem. Porém, o meio de carregamento deste tipo de veículos é através da conexão do automóvel à rede de energia elétrica, uma vez que alguns destes veículos já apresentam autonomias superiores a 400 quilómetros, como é o caso do novo Hyundai KAUAI Electric que apresenta uma autonomia de cerca de 450 km.
Dependendo da capacidade do automóvel e da potência da rede elétrica, a carga total de um veículo elétrico pode ser atingida em cerca de uma hora ou até menos, como acontece no Hyundai IONIQ Eletric que possibilita um carregamento rápido em cerca de 23 minutos.
Os veículos a Hidrogénio, como o Hyundai Nexo, são considerados veículos elétricos porque utilizam energia elétrica, combinando oxigénio e hidrogénio para criar um fluxo de eletrões que, por sua vez, dão energia ao motor elétrico e carregam a bateria.
Existem diferenças entre os veículos totalmente elétricos e veículos a hidrogénio: os veículos elétricos carregam-se, principalmente, através da rede elétrica, enquanto que os veículos a hidrogénio são abastecidos com hidrogénio. Os automóveis a hidrogénio são ainda mais amigos do ambiente pois, para além de não consumirem combustível ou emitirem gases poluentes, ainda purificam o ar ao emitirem vapor de ar.
Poupar com veículos elétricos
Com um veículo elétrico é possível poupar no combustível, manutenção e ainda ter benefícios fiscais. O custo de carregamento de um veículo elétrico é bastante inferior ao custo de abastecimento de um veículo a combustão pelo facto de a energia elétrica ser mais barata que o combustível.
Embora a poupança com o abastecimento seja o destaque na poupança com os veículos elétricos, é possível ainda poupar na manutenção, uma vez que os veículos elétricos têm menos componentes no motor quando comparados com veículos a combustão ou híbridos. Como tal, os custos da sua manutenção são também bastante inferiores.
Benefícios Fiscais
Seja híbrido ou elétrico, cada tecnologia tem os seus pontos fortes e fracos, dependendo das necessidades dos condutores. Contudo as tecnologias Plug-in, elétrico e hidrogénio são as únicas com benefícios fiscais.
Destacam-se, o incentivo monetário à compra de um automóvel 100% elétrico no valor de 3.000€, para o ano de 2020; a Isenção de ISV; e a Dedução de IVA para empresas.