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A Renault estreia a tecnologia híbrida nos Clio (HEV), Captur (PHEV) e Mégane (PHEV), modelos que estão desde já disponíveis para encomenda, com previsão de entrega das primeiras unidades em setembro.


O Clio E-Tech é um híbrido convencional, cujos 140 cv resultam da combinação de motor 1.6 atmosférico a gasolina (4 cilindros) com dois motores elétricos – um funciona enquanto motor de tração e o outro serve de motor de arranque e sincronizador da caixa de velocidades, alimentados por uma bateria de 1,2 kWh, alojada sobre o eixo traseiro e que se carrega através da regeneração proveniente das travagens e desacelerações.

O arranque faz-se sempre em modo elétrico e a transmissão está a cargo de estreante caixa automática multimodo, cuja módulo do diferencial é fabricado na unidade de Cacia, em Portugal. Os preços são iguais aos da mecânica dCi de 115 cv.

Captur e Mégane E-Tech Plug In utilizam a mesma base mecânica de 1,6 litros e dois motores elétricos que totalizam 160 cv. Recorrem a uma bateria de maior capacidade (9,8 kWh), que também está alojada sob o piso da mala, podendo a mesma ser carregada numa tomada doméstica, com tempos que podem ir de 3 horas (3,7 kW) a 5 horas (2,3 kW).

Segundo a marca francesa, esta bateria permite circular entre 50 a 65 km (em ambiente urbano) em modo puramente elétrico e até aos 135 km/h, com função EV igualmente possível de selecionar entre os modos de condução, existindo também a função E-Save que permite guardar bateria para usar posteriormente em embiente urbano

Preços:
Clio E-Tech Hybrid
Intens 23.200 €
RS Line 25.300 €
Exclusive 25.800 €
Edition One 26.900 €
Initiale Paris 28.800 €

Captur E-Tech Plug In
Exclusive 33.590€
Edition One 33.590 €
Initiale Paris 36.590 €

Mégane ST E-Tech Plug In
Zen 36.350 €
Intens 37.750 €
RS Line 39.750 €

Ricardo Carvalho

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