Chama-se Grenadier e é um jipe 4×4 desenvolvido com inspiração no Land Rover Defender original que foi lançado já lá vão 52 anos.
O Grenadier é o fruto de um empresa formada há dois anos chamada Ineos Automotive, e conta com novos componentes, tecnologia moderna (a começar pelo motor), com o objetivo de refinar o conceito original.
Este modelo contará com motores de seis cilindros 3.0 Diesel e a gasolina de origem BMW e uma caixa automática de oito velocidades da ZF (com uma caixa de redutoras à parte). Tem lançamento previsto para daqui a um ano e meio quando deverá chegar na carroçaria de cinco portas, chegando mais tarde a versão pick-up de quatro portas. Na calha está ainda, entre outras derivações de carroçaria, uma versão curta.
Segundo a Autocar, o jipe terá preços a começarem nas 40 mil libras (acima dos 44 mil euros) no Reino Unido. O modelo de posicionamento mundial terá uma produção anual de cerca de 25 mil unidades.
Tem vindo a trabalhar diretamente com engenheiros da Magna Steyr, em Graz (na Áustria). O processo de testes do Grenadier arrancou no último inverno na Suécia. O objetivo é testar mais de 1,8 milhões de quilómetros durante toda a fase de desenvolvimento.
Neste momento estão a ser construídas duas fábricas: uma de componentes, nomeadamente onde será produzido o chassis, em Estarreja (Portugal), e outra no Bridgend (País de Gales), onde será montado o carro. O Grenadier será comercializado inicialmente na Europa e nos EUA, sendo que a Ineos está interessada em chegar a mercados importantes como a Austrália, África e Sudeste asiático.