Estava prometido para 24 de junho e ele aí está, o novo VW Arteon nas carroçarias de cinco portas e Shooting Brake.
Mas há mais novidades, como uma versão R com 320 CV e uma opção híbrida plug-in que pode ser adquirida tanto em berlina como na mais elegante SB. As primeiras unidades chegam ao mercado no início de 2021.
A variante SB tem design distintivo na secção traseira, a partir do pilar B, comparativamente ao fastback. Assume um formato de tejadilho mais pronunciado, ao estilo coupé. A bagageira disponibiliza 565 litros de capacidade, mais 2 litros em relação ao fastback, sendo que com os bancos traseiros rebatidos a carrinha consegue chegar aos 1632 litros (mais 75 litros).
O Arteon R conta debaixo do capot com a quarta evolução do motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA288 com 320 cv e 420 Nm, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades DSG e a um atualizado sistema de tração integral 4Motion. Esta variante com cunho desportivo surge equipada com um novo sistema de vectorização de binário R Performance Torque Vectoring System, inspirado na competição.
Quanto ao novo Arteon eHybrid recorre ao mesmo sistema híbrido plug-in utilizado no Passat GTE: um motor 1.4 de quatro cilindros turbo a gasolina com 156 cv a funcionar em conjunto com um motor elétrico de 115 cv, para um débito total de 218 cv, direcionados para as rodas da frente através de uma caixa de dupla embraiagem de seis relações.
Equipado com baterias de iões de lítio de 13 kWh, anuncia uma autonomia elétrica até 54 km, conseguindo operar em modo “zero emissões” até 140 km/h.
A restante gama é composta por mais duas opções a gasolina com 190 e 280 cv e duas Diesel com 150 e 200 cv (ambos com um novo sistema de AdBlue, que promete reduzir as emissões de NOx em 80%).