Nada foi deixado ao acaso. Os engenheiros que trabalharam no primeiro Lexus totalmente elétrico – o novo UX 300e – aperfeiçoaram o isolamento da carroçaria, da motorização e do habitáculo, para chegar a um crossover que procura redefinir o termo “silencioso”. O foco na tranquilidade a bordo é uma herança que remonta ao primeiro Lexus.
Ao longo de mais de 30 anos, a tranquilidade a bordo tem sido uma premissa para todos os modelos Lexus. Uma exigência fundamental para o ultra elegante sedan de luxo LS 400, em 1989, foi que o nível de ruído no habitáculo não excedesse 58 dB ao circular a velocidades de 100 km/h, tornando-o mais silencioso do que qualquer um dos seus rivais europeus.
Esse objetivo tornou-se numa obsessão para muitos dos 4.000 designers, engenheiros e técnicos que trabalharam na conceção do automóvel. Nasceu, assim, uma revolução silenciosa, que viria a ocupar uma parte essencial do ADN do fabricante de luxo e que encontra a sua mais recente expressão no novo Lexus UX 300e.
O estudo de padrões de ruído de outros veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV) de luxo, levou a que fossem tomadas ações específicas para reduzir o ruído sentido dentro do habitáculo.
BAIXOS NÍVEIS DE ruído, vibração e aspereza
O esforço da Lexus para minimizar o NVH (Noise, Vibration, Harshness) – ruído, vibração, aspereza – permite que o condutor relaxe na tranquilidade do habitáculo do UX 300e, suprimindo quase todas as distrações externas, como ruídos exteriores oriundos do vento e de rolamento, que seriam percetíveis num modelo convencional.
A espessura e o peso da bateria sob o habitáculo agem como uma barreira natural de isolamento acústico, ao passo que o material insonorizante no piso e dos forros dos guarda-lamas foram adicionados para reduzir o ruído causado pelo contacto com pequenas pedras, gravilha, água e a estrada. Mesmo a compacta PCU (Power Control Unit) está instalada na longarina principal do compartimento do motor para reduzir o ruído e as vibrações.
AERODINÂMICA SILENCIOSA
Elevando a redução de ruído aerodinâmico a outro nível, o UX 300e vem equipado com inovadoras alhetas aerodinâmicas na grelha frontal inferior, que abrem e fecham automaticamente, dependendo do estado da bateria, reduzindo o coeficiente de arrasto do carro de 0,33 para 0,31. Também exclusivo do UX 300e, e projetado para reduzir ainda mais o ruído, a superfície inferior da bateria foi suavizada. As proteções inferiores foram ampliadas, criando uma estrutura aerodinâmica na parte inferior da carroçaria.
PNEUS DE BAIXO RUÍDO
Os pneus de 18″ reforçam a tranquilidade a bordo do UX 300e e enfatizam a excecional estabilidade e dinâmica, ao passo que os pneus de 17″ oferecem o menor RRC (coeficiente de resistência ao rolamento) entre pneus semelhantes, permitindo uma grande capacidade de resposta e um excelente desempenho ao nível de ruido e vibração.
SERENIDADE DENTRO DO HABITÁCULO
A opção por vidro acústico para reduzir o ruído aerodinâmico de alta frequência, permite ao condutor e passageiros ocupar um habitáculo de luxo com isolamento em espuma expansiva e materiais de amortecimento, que reduzem os sons da motorização elétrica e do ruído da estrada. Inclui uma camada extra de isolamento instalada por baixo do tapete e um material silenciador no tablier que reduz ainda mais os níveis de ruído a bordo.
EXIGENTES PADRÕES DE QUALIDADE
É na premiada fábrica de Kyushu da Lexus que se fabrica o UX 300e. Antes de embarcarem, todos os automóveis são verificados e avaliados minuciosamente em instalações específicas e na “Sala Silenciosa” designada ‘Quiet Room’, onde os artesãos Takumi da Lexus, com os seus ouvidos e dedos treinados, detetam e retificam o mais pequeno ruído ou vibração, sentida no habitáculo.
O Lexus UX 300e, tem lançado previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.