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Tendo comemorado também o seu 30º aniversário no ano passado (nasceu em 1989), a Lexus teve durante muito tempo um posicionamento único no segmento dos modelos Premium, uma vez que foi das que mais cedo apostou na eletrificação e nos seus sistemas híbridos – que mais tarde viriam a ser apelidados de ‘self-charging hybrids’, ou seja, híbridos auto recarregáveis, não necessitando de ligação à tomada para circulação em modo elétrico.


Neste âmbito, a Lexus pretende continuar a dar cartas na tecnologia híbrida, destacando o papel do seu SUV Premium de grandes dimensões, o RX 450h, que se prepara para receber uma atualização.

A Lexus destaca o impacto da tecnologia híbrida e a sua preponderância para a redução das emissões e dos consumos sem sujeitar os condutores a mudanças no seu estilo de vida, por exemplo, com paragens para carregamentos de bateria. Essa é, de acordo com a marca, uma das vantagens da tecnologia ‘self-charging hybrid’, mas sabe-se que também irão aparecer veículos 100% elétricos na gama da marca, o primeiro dos quais com base no SUV compacto UX.

Com um mix de vendas esmagadoramente dominado pelas versões híbridas (99%) em Portugal e na Europa (67%), a Lexus aponta que tem havido um crescimento nas suas vendas com este tipo de motorização, sendo no ano passado de 58.149, um aumento considerável face aos 45.600 do ano transato.

Entre os progressos feitos, a Lexus aponta, por exemplo, o grande trabalho feito nos motores elétricos, que não só viram a sua potência aumentar em cerca de 200% (em contraponto com o tamanho, reduzido para metade), como também a eficiência, que subiu cerca de 400%. Tudo isso em aliança com as baterias, cada vez mais compactas (até 60%) e mais ligeiras (entre 30 e 50% mais leves).

Ricardo Carvalho

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