No novo mundo dos automóveis elétricos de comercialização em larga escala, uma área na qual a Nissan foi pioneira com o Nissan LEAF há uma década, verificou-se uma tendência crescente para dar ênfase ao desempenho puro.
A combinação de um motor elétrico e bateria proporciona níveis de aceleração e binário outrora reservados aos automóveis superdesportivos ou comboios-bala. Ainda que a emoção a eles associada seja inegável, a Nissan está a adotar uma abordagem equilibrada e centrada no cliente, que vai para além da simples velocidade, com a sua mais recente tecnologia de grupo motopropulsor elétrico.
Esta tem o nome de e-4ORCE (pronuncia-se “e-force”), uma nova e revolucionária tecnologia de controlo de tração integral, que permite binário instantâneo nas quatro rodas e potência equilibrada e previsível em qualquer situação.
O “e” em e-4ORCE representa o sistema de transmissão de motor 100% elétrico da Nissan. “4ORCE” (pronunciado force) evoca a energia e a potência do automóvel e o “4” representa o controlo de tração integral.
Atualmente nas suas fases finais de desenvolvimento, a tecnologia de controlo de tração integral e-4ORCE da Nissan consegue um equilíbrio entre desempenho potente e controlo inigualável, proporcionando entusiasmo sempre que se pressiona o acelerador e assegurando, ao mesmo tempo, conforto e segurança para todos os que se encontram no automóvel.
Com gestão da potência e do desempenho de travagem para suavidade e estabilidade máximas, o e-4ORCE reforça a confiança do condutor detetando fielmente a linha de condução pretendida numa variedade de superfícies, sem que o condutor tenha de mudar a sua forma ou estilo de condução.
Durante o Salão Automóvel de Tóquio 2019 e no CES em Las Vegas no início deste ano, a Nissan demonstrou a sua tecnologia e-4ORCE num automóvel de teste especialmente construído sobre um LEAF e+, de modo a permitir que os condutores sentissem o potencial dessa tecnologia.
Mantendo o tema do “controlo de tração integral”, a tecnologia e-4ORCE apoia os condutores de quatro formas.