fbpx




O Grupo Renault, a Nissan Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation, membros de uma das maiores alianças da indústria automóvel mundial, anunciaram, hoje, um conjunto de novas orientações estratégicas, no quadro de um novo modelo de cooperação, com vista a maximizar a competitividade e a rentabilidade das três empresas.

Os três membros irão tirar o máximo partido das vantagens da Aliança em áreas como as compras comuns, as posições de liderança e a implantação geográfica, para apoiar o desenvolvimento dos parceiros.
O sistema “leader-follower” deverá permitir uma redução nos investimentos, por modelo, na ordem dos 40%, para os produtos que passarão a ser concebidos segundo este novo sistema. Esse benefício será um complemento às sinergias já em prática.

A Aliança decidiu, também, o princípio de nomear as diversas zonas geográficas mundiais como “regiões referência”. Cada uma das empresas estará focada nas regiões onde é referência no seio da Aliança, com o objetivo de estar ao mais alto nível de competitividade nestas regiões e, ao mesmo tempo, ajudar os parceiros a reforçar a sua competitividade.

Tendo isto em consideração, a Nissan será o líder nas “regiões referência” da China, América do Norte e Japão; a Renault na Europa, América do Sul e Norte de África; e a Mitsubishi Motors no Sudoesta Asiático (ASEAN) e Oceânia.

Cada uma das empresas torna-se a referência nas respetivas regiões. As sinergias irão aumentar para maximizar o potencial de partilha de custos fixos, bem como para alavancar os ativos de cada empresa.
O portfolio de produtos de cada empresa vai seguir o esquema de “leader-follower”, e os automóveis de líderes e seguidores vão ser produzidos da forma mais competitiva. Como por exemplo:

  • A renovação do SUV do segmento C, após 2025, vai ser conduzida pela Nissan, enquanto que a futura remodelação do SUV do segmento B, na Europa, ficará a cargo da Renault.
  • Na América Latina, os produtos baseados nas plataformas B vão ser racionalizados, evoluindo de quatro variantes para apenas uma para os produtos da Renault e da Nissan. Esta plataforma será produzida nas duas fábricas e cada uma produzirá para a Renault e para a Nissan.
  • No Sudoesta Asiático e no Japão, os membros da Aliança vão explorar todas as oportunidades dentro do mesmo esquema, como a colaboração já existente entre a Nissan e Mitsubishi para os Kei-Car.
    Considerando todas estas medidas, cerca de 50% dos modelos da Aliança vão ser desenvolvidos e produzidos sob o esquema “leader-follower” até 2025.
    O esquema “leader-follower” vai estender-se das plataformas e motores a todas as tecnologias chave, com a liderança de cada área assegurada como a seguir se enuncia:
  • Condução autónoma: Nissan
  • Tecnologias para automóveis conectados: Renault para a plataforma Android e Nissan na China
  • E-body – sistema principal da arquitetura elétrica e eletrónica: Renault
  • Motor e-PowerTrain (ePT): CMF-A/B ePT – Renault; CMF-EV ePT – Nissan
  • PHEV para os segmentos C/D: Mitsubishi

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade