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Quando o novo Honda Jazz for lançado no segundo semestre deste ano, irá contar com a inovação híbrida avançada da Honda desde a pista de corrida para a estrada.


Utilizando os conhecimentos de engenharia da sua equipa de automobilismo, a Honda está a adquirir conhecimento do seu programa de Formula 1 Hybrid Power Unit (PU), com o objetivo de melhorar a eficiência energética do sistema híbrido e:HEV da marca.

O mais recente Honda Formula 1 Hybrid Power Unit, intitulado de RA620H, utiliza um motor de combustão interna altamente eficiente de seis cilindros e 1600cc, combinado com um Sistema de Recuperação de Energia.

Os sistemas híbridos avançados reciclam engenhosamente a energia produzida pelos travões e gases do tubo de escape, de forma a gerar uma potência adicional para a aceleração e reduzir o turbo-lag. Na época passada, a Honda Hybrid Power Unit ajudou as suas equipas parceiras, Aston Martin Red Bull Racing e Scuderia Toro Rosso (agora conhecido como Scuderia AlphaTauri), a conquistar um total de três vitórias e seis lugares no pódio.

Assim, o mais recente modelo a beneficiar desta tecnologia é o Honda Jazz. O seu sistema híbrido e:HEV recicla energia e aproveita-a para carregar a bateria e, desta forma, dar suporte à potência do motor para um desempenho forte sem interrupção entre os modos de condução e uma eficiência máxima.

Para apresentar uma experiência de condução altamente recompensadora e eficiente, a configuração avançada e:HEV seleciona na perfeição entre três modos de condução permutáveis:
• EV Drive: a bateria de iões de lítio fornece energia diretamente para o motor de propulsão elétrica;
• Hybrid Drive: o motor fornece energia ao gerador elétrico, que por sua vez alimenta o motor de propulsão elétrica;
• Engine Drive: o motor a gasolina está conectado diretamente às rodas através de uma embraiagem automática e a força motriz é transmitida diretamente do motor para as rodas.

Na maioria das situações de condução em cidade, a eficiência ideal é alcançada através de transições perfeitas entre os modos de condução EV Drive e Hybrid Drive. Para conduzir a velocidades elevadas, utiliza-se o Engine Drive, complementado por um pico de potência do motor de propulsão elétrica para uma rápida aceleração.

No modo de condução Hybrid Drive, o excesso de energia do motor a gasolina pode ser redirecionado para recarregar a bateria através do seu gerador.

Em vez de utilizar uma transmissão convencional, o Novo Honda Jazz está equipado com uma transmissão variável contínua controlada eletronicamente (eCVT) para criar uma conexão única entre os componentes móveis. O resultado é uma suave transição de binário com uma sensação linear durante a aceleração em todos os modos de condução.

Ricardo Carvalho

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