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O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid está já a ser disponibilizado aos clientes de toda a Europa no seguimento ao SUV de 7 lugares colocado à venda no final do ano passado.


O Explorer Plug-In Hybrid combina o potente motor a gasolina Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros com um motor eléctrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, a qual pode ser carregada a partir de uma fonte de energia externa e através de carregamento regenerativo em andamento, desenvolvendo uma potência combinada de 457 CV e um binário combinado de 825 Nm, fazendo do Explorer o veículo híbrido mais potente da Ford.

Equipado com a transmissão automática Ford de 10 velocidades, tracção integral inteligente e Terrain Management System (nota: sistema de gestão da tracção em função do terreno) com Modos de Condução, o avançado grupo propulsor oferece a capacidade de transportar 7 passageiros em total conforto e rebocar até 2.500 kg, além de garantir uma autonomia eléctrica de 48 km NEDC (42 km WLTP), consumos de combustível a partir dos 2,9 l/100km NEDC (3,1 l/100km WLTP), e emissões de CO2 de 66 g/km NEDC (71 g/km WLTP).

Um conjunto abrangente de tecnologias de assistência ao condutor e de funções de conveniência premium garante ao novo Explorer Plug-In Hybrid uma experiência confortável e de confiança a todos os ocupantes, seja qual for o cenário de condução.

O grupo propulsor do Explorer Plug-In Hybrid oferece a autonomia e a performance de um moderno e sofisticado motor a gasolina, juntamente com a eficiência e o refinamento de um veículo eléctrico.

O motor eléctrico permite ao SUV proporcionar uma condução eléctrica, podendo os condutores escolher quando e como utilizar a bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu estado de carga mais baixo, o propulsor reverte automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico, utilizando a energia recuperada para optimizar o consumo de combustível.

Para carregar totalmente a bateria a partir de uma tomada eléctrica externa de 230 V são necessárias menos de 5 horas e 50 minutos; recorrendo à Ford Connected Wallbox, disponível em opção, ou fazendo-o num posto de carregamento público compatível através da FordPass Charging Network, sendo necessárias menos de 4 horas e 20 minutos.

A Tracção Integral Inteligente optimiza a tracção a cada 10 milissegundos, analisando dados obtidos a partir de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e rotação do veículo, temperatura do ar ambiente, patinagem das rodas e estado do reboque. Uma nova caixa de transferências com embraiagem electromecânica ajusta, com precisão, a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, em apenas 100 milissegundos, para uma melhor aderência em estrada.

Ricardo Carvalho

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