fbpx




O maior SUV híbrido da Toyota, o Highlander, será vendido na Europa Ocidental pela primeira vez em 2021. Disponível exclusivamente com motorização eletrificada com a tecnologia híbrida, o Highlander é a mais recente revelação europeia da gama SUV da Toyota.


Este novo modelo irá colocar-se no topo da gama SUV da marca, acima do RAV4 (de segmento D), do C-HR (do segmento C) e, em breve, do Yaris Cross (do segmento B).
O Highlander Hybrid é fruto de 23 anos de liderança na eletrificação de automóveis e 15 milhões de modelos vendidos com a tecnologia “full-hybrid” da Toyota. O Highlander Hybrid combina a lendária Qualidade Durabilidade e Fiabilidade (QDF) da Toyota, com a vasta experiência no mercado SUV.

Assente na plataforma global GA-K da Toyota, o Highlander alia todos os atributos de conforto, dinâmica e segurança dos SUV da Toyota, com a eficiência de combustível e baixas emissões da motorização híbrida. Adiciona ainda, um sistema de tração às quatro rodas inteligente, imenso espaço e capacidade de reboque até 2 toneladas.
Com 4950 mm de comprimento, jantes em liga leve até 20 polegadas (disponível também com jantes de 18 polegadas), o Highlander Hybrid combina o estilo e dinâmica de um SUV urbano premium com a robustez, potência e durabilidade de um todo-terreno versátil.

A bordo, o interior foi projetado para oferecer toda a versatilidade e espaço esperado de um SUV de 7 lugares, criando um ambiente premium e confortável para todos os ocupantes. O banco da segunda fila do Highlander apresenta uma calha deslizante de 180 mm que garante espaço na terceira fila para dois adultos, assim como, fácil acesso aos lugares traseiros.

A abertura da bagageira é facilitando pela abertura elétrica, permitindo o acesso aos 658 litros da bagageira que apresenta um espaço adicional sob o piso. Ao rebater os bancos da 2ª e 3ª fila a capacidade é elevada até 1.909 litros.

O Highlander Hybrid está disponível em várias opções de cores exteriores, já no interior possui vários compartimentos para arrumação de objetos, bem como, entradas USB para os passageiros da primeira e segunda fila.

O nível mais elevado de equipamento, designado Premium, inclui um ecrã tátil multimédia na consola central de 12,3 polegadas, head-up display, Apple CarPlay e Android Auto, carregamento de smartphone sem fios, ventilação dos bancos dianteiros e um espelho retrovisor digital “smart view” que exibe a imagem de uma câmara traseira, sem a obstrução dos encostos de cabeça dos bancos ou outros ocupantes.

A motorização eletrificada “Full-hybrid” de quarta geração do Highlander, conta com um motor a gasolina de 2,5 litros em ciclo de Atkinson e motores elétricos na dianteira e traseira. O motor elétrico traseiro que equipa o SUV da Toyota alimenta o sistema AWD-i (tração às quatro rodas inteligente). Estes motores elétricos são alimentados por uma poderosa bateria de hidretos metálicos de níquel localizada sob a segunda fila de bancos.


A potência total do sistema é de 243 cv, emissões de CO2 de apenas 152 g / km e 6,7 l / 100km (em ciclo WLTP), o que neste segmento representa um bom equilíbrio entre potência e emissões de CO2.
Existem vários modos de condução ECO, NORMAL, SPORT e TRAIL. Os quatro modos podem ser usados com o veículo em modo elétrico. Existindo ainda um botão para forçar o modo EV

O uso de um para-brisas e vidros dianteiros acústicos, bem como, a adoção de silenciadores de teto, painéis, piso e isolamento das cavas das rodas, permitem uma redução notável de ruido e um habitáculo silencioso, que reforça as características da condução do sistema híbrido.

A plataforma GA-K do Highlander é complementada por uma carroçaria leve, com elevada rigidez e baixo centro de gravidade, proporcionando ao novo SUV uma condução ágil e confortável em todo tipo de estrada.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade